Disciplina: Introdução à Linguística Alemã

Área Científica:

Linguística

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Esta unidade curricular pretende introduzir os estudantes na área da Linguística Alemã.
2 - Aprofundamento das partes relativas à fonética e à morfologia nas aulas de língua nas unidades curriculares de ?Alemão A1? e ?Alemão A2?.
3 - Aquisição de conhecimentos acerca de princípios básicos da Fonologia, Fonética e Morfologia, para a aprendizagem do alemão como língua estrangeira num nível básico.
4 - Serão abordados os fundamentos fonológicos, fonéticos e morfológicos do alemão, também de uma perspetiva contrastiva.
5 - Aquisição de conhecimentos acerca de dificuldades na aprendizagem da pronúncia da língua alemã na perspetiva do público-alvo não nativo do alemão.
6 - Aquisição de conhecimentos acerca de formas elementares de aprender a pronúncia da língua alemã.
7 - Aquisição de conhecimentos acerca de formas elementares de aprender os tipos e a formação de palavras.

Conteúdos / Programa:

1 - Fonética e Fonologia: sistema vocal e sistema consonantal do alemão; prosódia do alemão: problemas terminológicos; regra de acentuação de palavras / acentuação de sentença / melodia; Fisiologia: ouvir e falar.
2 - Morfologia: O que são as palavras? Morfes e Morfemas; Tipos de palavra; Formação de palavras.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Langenscheidt-Redaktion , 2011 , Langenscheidt Taschenwörterbuch (Portugiesisch - Deutsch / Deutsch - Portugiesisch) , Langenscheidt
Helbig G./Buscha, J. , 2001 , Deutsche Grammatik. Ein Handbuch für den Ausländerunterricht , Langenscheidt
Hirschfeld, U./Reinke, K./Stock, E. (ed.) , 2007 , Phonotek intensiv - Ausprachetraining , Langenscheidt
Pompino-Marschall, B. , 2009 , Einführung in die Phonetik , Walter de Gruyter
Ramers, K.-H. , 1998 , Einführung in die Phonologie , W. Fink
Porto Editora , 2013 , Dicionário Moderno de Alemão-Português/Português-Alemão. , Porto Editora
Espada, F. , 2006 , Manual de Fonética. Exercícios e Explicações. , Lidel
Hufeisen, B./ G. Neuner , 1999 , Angewandte Linguistik für den fremdsprachlichen Deutschunterricht. , Langenscheidt
DUDENREDAKTION , 2015 , Deutsches Universalwörterbuch , Dudenverlag
Fandrych, Ch. et al. , 2005 , Grammatiktrainer in 99 Schritten mit Lösungen für Deutsch als Fremd- und Zweitsprache , Klett
Fandrych, Ch. et al. , 2021 , Klipp und Klar - Übungsgrammatik für Deutsch als Fremdsprache A1?B1 ? Neubearbeitung , Klett
LANGENSCHEIDT-REDAKTION , 2015 , Langenscheidt Großwörterbuch Deutsch als Fremdsprache - Neubearbeitung , Langenscheidt
Reinke, K. et al. , 2014 , 44 Aussprachespiele Deutsch als Fremdsprache , Klett
Reinke, K. , 2016 , Phonetiktrainer A1-B1 - Aussichten , Klett
Dreyer, H./Schmitt, R. , 2021 , Lehr- und Übungsbuch der deutschen Grammatik aktuell , Hueber
Lemcke, Ch. et al. , 2021 , Deutsch Intensiv - Wortschatz A2 - Das Training , Klett
Donalies, E. , 2011 , Basiswissen Deutsche Wortbildung, 2. Auflage , Fancke
Heidermann, W. , 2002 , Diktate - hören - schreiben - korrigieren , Hueber
Hohmann, S. , 2019 , Deutsch Intensiv - Schreiben B2 - Das Taining , Klett
Reinke, K. , 2023 , Deutsch intensiv - Phonetik - Das Aussprache-Training , Klett
Sieber, T. , 2022 , Deutsch Intensiv - Hören & Sprechen A1 - Das Training , Klett
DUDEN , 2001 , Gramática do Alemão , Porto Editora

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Aulas teórico-práticas; sessões expositivas e discussão de temas relevantes; Os estudantes têm acesso prévio tanto à bibliografia e ao material utilizados na aula como a todas as apresentações do docente na plataforma InfoAlunos para assim poderem acompanhar melhor as explicações do docente. Avaliação: Avaliação contínua (resolução de fichas a pares ou em grupo, prova oral a pares ou em grupo, prova de compreensão auditiva) 50% + uma frequência escrita (50%); Na Época de Recurso serão admitidos alunos com estatuto "trabalhador" (T) e alunos com estatuto "normal" (N), que reúnam as condições para recuperar ou melhorar a frequência. A avaliação contínua não pode ser nem recuperada nem melhorada na época de recurso ou na época especial. Na época especial, os alunos poderão realizar uma prova escrita (50%) para aprovar a parte escrita da unidade curricular.