Disciplina: Civilizações e Culturas Anglo-Americanas

Área Científica:

Cultura

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Inglês

Objetivos Gerais:

1 - Expandir e consolidar o conhecimento do aluno sobre o papel da América no Mundo;
2 - Promover a capacidade do aluno de identificar e analisar influências interculturais entre a América e outras nações;
3 - Estimular a capacidade do aluno de escrever e comentar sobre temas relacionados com a cultura americana e atuar como comunicador intercultural;
4 - Melhorar o pensamento analítico/crítico do aluno, a sua proficiência em inglês e as suas habilidades de pesquisa e autoaprendizagem.

Conteúdos / Programa:

1 - Introdução
1.1 - Identidade/Identitades Americana(s)
1.2 - Regiões Culturais dos EUA
2 - Movimentos Immigratórios (final do século 19 - século XX)
2.1 - 3ª Vaga (1890-1920): Europeus do Sul e do Leste, e asiáticos
2.1.1 - Uma população complexa¸ O significado de Raça
2.1.2 - Imigração Estrangeira; Nova Imigração
2.1.3 - Mobilidade Geográfica e Social
2.1.4 - Os Recém-chegados do México e Porto Rico
2.1.5 - Cotas de Imigração
2.1.6 - Eugenia
2.2 - 4ª Vaga (desde 1960): Asiáticos e Hispânicos
2.2.1 - Os novos immigrantes da Ásia
2.2.2 - A Popução Latina crescente
3 - História Económica dos EUA
3.1 - A Industrialisação, a expansão económica e a consolidação corporativa (1870-1920)
3.1.1 - A Tecnologia e o triunfo do Industrialismo
3.1.2 - Consequências da Tecnologia
3.1.3 - A mecanização e a mudança de estatuto do trabalho
3.1.4 - O Movimento de Consolidação Corporativa
3.1.5 - Os críticos do "Gospel of Wealth"
3.1.6 - O "Social Gospel" e a Eugenia
3.1.7 - O triumfo das Grandes Empresas (os anos 20)
3.2 - Efeitos do Crescimento Económico do Século XIX
3.2.1 - Efeitos Económicos da Indistrialização
3.2.2 - O Cosmopolitismo e o crescimento da Cidade Moderna
3.2.3 - O Crescimento dos Subúrbios
3.2.4 - Os "Loucos" Anos 20: O Surgimento da Sociedade de Consumo
3.2.4.1 - O Materialismo desenfreado.
3.2.4.2 - A Era da Folia
3.3 - A Economia Americana no Século XX
3.3.1. - A Economia Americana durante as 1ª e 2ª Guerras
3.3.2 - O crescimento Económico na América do Pós- 2ª Guerra
3.3.2.1 - A Recuperação Económica e o "Baby Boom"
3.3.2.2 - Criando uma Nação de Classe Média
3.3.2.3 - O casamento, a Família e os Papéis de Género nos anos 50
3.3.2.4 - As Mulheres no Mercado de Trabalho (1920-1850)
3.3.2.5 - A Cultura e Contra-Cultura Juvenil dos anos 60
3.3.2.6 - Probeza numa Era de Abundância
3.3.2.7 - A Globalização Económica dos EUA
4 - A América e o Mundo - À Busca do Império
4.1 - As Raízes e o Crescimento do Exapnsionismo Americano
4.1.1 - O Destino Manifesto do Expansionismo Americano
4.2 - A Expansão Regional e Internacional
4.2.1 - As Guerras de Conquista contra o México, os Ingleses e os Franceses
4.2.2 - Sonhos de Imperiais
4.2.3 - Ambições e Estratégias
4.3 - O Imperialismo Económico, Político e Cultural (1865-1920)
4.3.1 - O Hawai'i, a Venezuela e Cuba
4.3.2 - A Guerra Hispano-Americana e o Debate sobre o Império
4.3.3 - Os Argumentos Contra e a Favor do Imperialismo
4.3.4 - A Guerra nas Filipinas,, A Diplomacia na China
4.3.5 - A Política Estrangeira de Theodore Roosevelt
4.3.6 - A (Re)aproixmação Anglo-Americana
4.3.7 - O Domínio dos EUA na América Latina
5 - A América do Seculo XXI
5.1 - As Tensões Sociais, a Violência (com arma de fogo) e os Crimes de Ódio
5.2 - (Um)A América multiétnica, multirracial e multicultural
5.3 - Os Desafios (da equidade e igualdade) de Género
5.4 - As Tensões e Conflitos da Política Estrangeira Americana
5.5 - Os Desafios da Globalização

Bibliografia / Fontes de Informação:

BERCOVITCH, Sacvan , 1993 , The Rites of Assent: Transformation in the Symbolic Construction of America , Routledge
BRADBURY, Malcolm, and Howard Temperley , 1981 , Introduction to American Studies , Longman
BREIDLID, Anders et al. (eds). , 2004 , American Culture: An Anthology , Routledge
CAMPBELL, Neil and Alasdair Kean , 1997 , American Cultural Studies: An Introduction to American , Routledge
CHOMSKY, Noam , 2003 , Hegemony or Survival: America?s Quest for Global Dominance , Penguin Books
CLOSE, Ellis , 1993 , The Rage of a Privileged Class: Why are Middle-Class Blacks Angry? Why Should America Care? , Harper Collins
CRUNDEN, Robert M , 2000 , Body and Soul: The Making of American Modernism: Art, Music and Letters in the Jazz Age, 1912-1926 , Perseus Basic Books
DROWNE, Kathleen and Patrick Huber , 2004 , The 20s , Greenwood Press
GLAZER, Natan and Daniel Patrick Moynihan , 1995 , Beyond the Melting Pot , The Mit Press
HARPER, John Lamberton , 1994 , American Visions of Europe: Franklin D. Roosevelt, George F. Kennan, and Dean G. Acheson , Cambridge
HEALE, M. J. , 2004 , Twentieth-Century America: Politics and Power in the United States 1900-2000 , Arnold
KEENE, Jenifer D. et al , 2013 , Visions of America: A History of the United States , Pearson
LEUCHENBURG, William Edward , 1963 , A Trouble Feast: American Society since 1945 , University of Wisconsin
MAUK, David, and John Oakland , 2003 , American Civilization: An Introduction , Routledge
MURRAY, David , 1995 , American Cultural Critics , University of Exeter
NORTON, Mary et al , 2022 , A People a Nation: A History of the United States: Brief 11th Edition , Wadsworth
PAULSON, Ross Evans , 1997 , Liberty, Equality, and Justice: Civil Rights, Women?s Rights, and the Regulation of Business, 1865-1932 , Duke University Press
PIRES, Mª Laura. , Sociedade e Cultura Norte-Americana , Universidade Aberta
PIRES, Mª Laura. , Sociedade e Cultura Norte-Americanas - Textos Complementares , Universidade Aberta
PERRY, Lewis , 1989 , Intellectual Life in America: A History , University Chicago Press
RORTY, Richard , 1999 , Achieving Our Country: Leftist Thought in Twentieth-century America , Harvard University Press
TALLACK, Douglas , 1991 , Twentieth-Century America: The Intellectual and Cultural Context , Longman
WOODARD, Komozi , 1999 , A Nation within a Nation: Amiri Baraka (LeRoi Jones) & Black Power Politics , The University of North Carolina Press

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As aulas, dadas em inglês, têm componentes expositivas e teórico-práticas, havendo uma constante interacção entre docente e estudantes. O trabalho dos estudantes será desenvolvido em língua inglesa, com base na bibliografia disponibilizada pelo docente (selecção de textos, notas?) no início e/ou ao longo do período lectivo, bem como em bibliografia complementar e na investigação dos próprios estudantes. O desenvolvimento de competências linguísticas será encorajado através de trabalhos de redacção, leituras, apresentações orais e debate, em inglês. A avaliação será em conformidade com o Modelo A do Regulamento de Avaliação e Aprendizagem da Universidade da Madeira. Os estudantes serão avaliados ao longo do semestre através de uma componente escrita/oral (40%) baseada em trabalho de projecto de investigação individual/em grupo (dependendo do número de estudantes) sobre temas relacionados com o programa da unidade curricul; tarefas online em casa/aula 10% e um exame escrito - 50%.