Disciplina: Linguística Inglesa Aplicada

Área Científica:

Linguística

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Inglês

Objetivos Gerais:

1 - A U.C. visa fomentar a reflexão sobre a língua como sistema e os mecanismos de aquisição/produção de mensagens.
2 - 2 Reconhecer os limites/possibilidades de abordagens gramaticais no uso correto e refletido da Língua Inglesa para fins comunicativos.
3 - Identificar, relacionar e aplicar escolhas linguísticas (morfológicas, lexicais e sintáticas), discursivas e pragmáticas em inglês, em situações padrão e em domínios/práticas discursivas relacionados com a futura área vocacional e profissional dos estudantes, visando uma comunicação eficaz com diversos interlocutores.
4 - Abordar sumariamente pressupostos no âmbito da linguística aplicada, nomeadamente da análise da linguagem e da comunicação, além de noções fundamentais da linguística como ciência social: objeto, teorias e métodos.

Conteúdos / Programa:

1 - Introdução à Linguística Aplicada
2 - Linguagem e Comunicação
2.1 - Linguagem, Comunicação e semiótica; 2.1.1 Signo Linguístico; 2.1.2 Relações paradigmáticas e sintagmáticas; 2.1.3 Dimensões de estudo diacrónico e sincrónico
2.2 - Linguagem: sistema e uso 2.2.1 Linguagem e Sociedade; 2.2.2 Langue / Parole; 2.2.3 Competence / Performance; 2.2.4 Funções da Linguagem e ato comunicativo; 2.2.5 Linguagem oral e escrita
3 - Áreas de estudo e contextos de pesquisa
3.1 - Análise do Discurso; 3.1.1 Contextos institucionais e profissionais; 3.1.2 Atividades comunicativas; 3.1.3 Práticas comunicativas; 3.1.4 Atividade linguística e identidade
3.2 - Pragmática
3.3 - Estilística Aplicada: Níveis de significação; 3.3.1 Prosódia; 3.3.2 Léxico; 3.3.3 Morfologia; 3.3.4 Sintaxe; 3.3.5 Registo e período
3.4 - Análise de Corpus; 3.4.1 Computadores e tecnologia; 3.4.2 Linguistica de Corpus, concordanciadores e aplicações; 3.4.3 Gramática e corpus
4. - Gramática Inglesa / Língua, Texto e Contexto
4.1 - A estrutura gramatical da língua inglesa: Unidades linguísticas; 4.1.1. Palavra; 4.1.2. frase / enunciado; 4.1.3. gramática e contexto: Texto / Contexto

Bibliografia / Fontes de Informação:

Sealey, A. & B. Carter , 2004 , Applied Linguistics as a Social Science , Continuum,
R. Quirk , S. Greenbaum , 2016 , A University Grammar of English , Pearson
A. Mahboob , 2012 , English Today: Forms, Functions, and Uses , Pearson
E. Manca , 2012 , Context and Language , SIBA, Universitá del Saliento
M. Pikhart* , 2020 , The use of technology in the learning environment for business communication: applied linguistics of business communication from the positive psychology perspective , Elsevier, Procedia Computer Science
G. Mautner, F. Rainer , 2017 , Handbook of Business Communication , De Gruyter Mouton
E. Darics, V. Koller , 2018 , Language in Business, Language at Work , Springer
B. Paltridge, A. Phakiti , 2015 , Research Methods in Applied Linguistics: A Practical Resource (Research Methods in Linguistics) , Bloomsbury Academic
C. J. Hall, P. H. Smith, R. Wicaksono , 2011 , Mapping Applied Linguistics: A Guide for Students and Practitioners 1st Edition , Routledge
C. Thurlow , 2019 , The Business of Words: Wordsmiths Linguists and Other Language Workers , Taylor & Francis Ltd
Bin Ai et al. , 2022 , Unpacking Translanguaging Practices in Multilingual Business Communication in China: A Qualitative Phenomenological Approach , Applied Linguistics, 43: 6
P. Friedrich , 2019 , Applied Linguistics in the Real World , Taylor & Francis
L. Anthony , 2018 , Introducing English for Specific Purposes , Routledge
J. Piqué, D. Viera , 1997 , Applied Languages: theory and practice in ESP ,
K. Hyland , English for Specific Purposes: Some Influences and Impacts, chapter 26 , Springer International Handbooks of Education - International Handbook of English Language Teaching
F. Bargiela-Chiappini, & Z. Zhang , 2013 , Business English , The handbook of English for Specific Purposes
V. J. Bhatia , Genres and styles in world Englishes , Oxford: Wiley-Blackwell
V. Bhatia, S. Bremner , The Routledge handbook of language and professional communication , London/New York: Routledge
L. Jeffries , 2006 , Discovering Language: The Structure of Modern English , Bloomsbury.
J. K. Hall , 2010 , Teaching and Researching: Language and Culture , Routledge
A. Bloomer , 2005 , Introducing Language in Use: A Coursebook , Routledge
R. Carter & M. McCarthy , 2006 , Cambridge Grammar of Eng./ A Comprehensive Guide -Spoken and Written Eng. Grammar and Usage , C.U.P.
C. Coffin , 2004 , Applying Eng. Grammar- Functional and Corpus Approaches , Open University
Manning , 2008 , English for Language and Linguistics in Higher Education Studies: Coursebook , Reading: Garnet

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As aulas são expositivas e teórico-práticas. Os estudantes adquirem e aplicam os conceitos-chave em linguística, em Inglês, através do trabalho individual, em pares e em grupo, como se segue: i) abordagens teóricas sobre os tópicos do programa através da interação professor-aluno-professor; ii) sistematização de conceitos e apresentações orais sobre conceitos-chave do programa, com base nos textos de apoio às aulas; iii) pequenos projetos individuais/em grupo sobre uma seleção de diferentes tipos de textos no domínio empresarial, reunidos pelos estudantes num dossiê, como "corpus" para uma análise mais detalhada. Modelo A de Avaliação da UMa. Os estudantes são avaliados ao longo do semestre através de uma frequência (40% - 9 pontos); uma apresentação oral do projeto individual (40% - 9 pontos); e de uma componente oral (20% - 2 pontos), em que será testada a apresentação de conhecimentos linguísticos e a sua competência comunicativa ao nível avançado.