Disciplina: Comunicação Intercultural em Empresas

Área Científica:

Linguística

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Inglês

Objetivos Gerais:

1 - A unidade Comunicação Empresarial Intercultural ajuda os alunos a desenvolver ainda mais suas habilidades comunicativas interculturais e interpessoais, ao mesmo tempo em que fornece insights adicionais sobre alguns quadros teóricos nas áreas de pragmática intercultural e interacional. O foco será nos contextos de negócios e profissionais, permitindo que os alunos se tornem comunicadores eficazes em uma arena profissional globalizada. Após a conclusão bem-sucedida do curso, os alunos serão capazes de:
2 - Demonstrar conhecimento especializado (a nível introdutório) de aspetos relevantes da pragmática intercultural e interacional;
3 - Interagir com confiança, sensibilidade e eficácia com uma variedade de públicos em uma arena profissional globalizada;
4 - Tornar-se aprendizes reflexivos, capazes de monitorar e gerenciar o progresso em sua própria jornada intercultural, tanto pessoal quanto profissional.

Conteúdos / Programa:

1 - Língua, cultura e sociedade: conceitos-chave
2 - Universais culturais I: Foco nas dimensões culturais de Hofstede
3 - Universais culturais II: Foco nas dicotomias de Hall
4 - Universais Culturais III: Foco na Teoria da Cortesia de Brown e Levinson
5 - Universais Culturais IV: Foco na Teoria dos Atos de Fala de Searl
6 - Habilidades de comunicação para profissionais globais
7 - Rapport management para o sucesso profissional global
8 - Comunicação não verbal entre culturas
9 - Compreender o viés inconsciente, o preconceito e a microagressão no local de trabalho
10 - Resolução e mediação de conflitos no local de trabalho
11 - Tema(s) escolhido(s) pelos alunos

Bibliografia / Fontes de Informação:

A. Holliday, J. Kullman, M. Hyde (2010) , 2010 , Intercultural communication: an advanced resource book for students. , London: Routledge
R. Steers, L. Nardon and C. J. Sanchez-Runde , 2018 , Management across cultures: developing global competences , Cambridge: Cambridge University Press
H. Spencer-Oatey, P. Franklin and D. Lazidou , 2022 , Global fitness for global people: how to manage and leverage cultural diversity at work , London: Casteldown
Ingrid Piller , 2017 , Intercultural Communication: A Critical Introduction , Edinburgh University Press
Robert Gibson , 2021 , Bridge the Culture Gap , Nicholas Brealey Publishing
Jane Jackson , 2014 , Introducing Language and Intercultural Communication , Routledge

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A unidade é ministrada em palestras interativas semanais e seminários conduzidos por alunos. As palestras interativas introduzem um novo conceito/tópico e o contextualizam dentro dos termos acadêmicos relevantes. Os seminários liderados por alunos fornecem aos alunos uma arena na qual eles podem se tornar criadores de seu próprio conhecimento, expandir sua compreensão do conceito/tópico escolhido, compartilhá-lo e discutir mais com seus colegas. A avaliação é composta por 2 partes: 1) Apresentação em grupo (grupos de 2-3; até 15 min de duração), corrigida individualmente: a tarefa consiste em conceber e apresentar um pequeno programa de formação intercultural encomendado por um internacional imaginário cliente pessoa jurídica com intenção de se estabelecer em outro país (40%) ; 2) Reflexão: Um pequeno relatório (até 500 palavras) refletindo sobre (i) a experiência de aprendizagem do curso e (ii) (30%) experiência de trabalho em grupo (preparação da apresentação em grupo) (30%).

Regente da Disciplina:

Svetlana Kurtes