Disciplina: Alemão Aplicado B2.1 - Comunicação Empresarial

Área Científica:

Línguas

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - No final desta unidade curricular, os estudantes terão consolidado os conhecimentos básicos da língua alemã, sendo capazes de cumprir os objetivos correspondentes às competências de compreender, falar e escrever, do nível B2.1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Para além disso, terão desenvolvido consciência metalinguística sobre o funcionamento da língua alemã, de forma contrastiva, assim como a competência do trabalho autónomo e em grupo.
2 - Esta unidade coloca um enfoque acentuado na competência comunicativa e orienta-se para a linguagem e a comunicação na vida profissional.

Conteúdos / Programa:

1 - Reforço das competências linguísticas já adquiridas nos anos anteriores.
2 - Durante as horas de contacto, realização, sob orientação da figura docente, das tarefas da parte do manual utilizado e de material complementar que têm como ponto temático o alemão empresarial / em situação laboral.
3 - Durante o trabalho autónomo, realização das tarefas do livro de exercícios do manual (6,5 horas de trabalho por semana) e do material complementar.
4 - Preparação e apresentação de práticas comunicativas como programas, reuniões, entrevistas.
5 - Recolha de informação relevante de textos escritos de dificuldade intermédia.
6 - Compreensão de perguntas, pedir e dar informações, notícias e diálogos ao telefone em situações quotidianas e, sobretudo, profissionais.
7 - Elaboração de um curriculum profissional, cartas e e-mails oficiais/comerciais.

Bibliografia / Fontes de Informação:

BRAUN, Angelika/SZABLEWSKI-ÇAVUS, Petra , 2013 , Orientierung im Beruf. Intensivtrainer (A2-B1) , Klett/Langengscheidt
SEIFFERT, Christian , 2009 , Schreiben im Alltag und Beruf. Intensivtrainer (A2-B1) , Langenscheidt
HARST, Eva et al. , 2012 , Treffpunkt Beruf B1 , Langenscheidt
FÜGERT, Nadja , 2014 , Bewerbungstraining A2-B1 , Klett
FEARNS, Anneliese , 2009 , Kommunikation in der Wirtschaft. Lehr- und Arbeitsbuch , Cornelsen
EISMANN, Volker , 2015 , Erfolgreich am Telefon und bei Gesprächen im Büro , Cornelsen
BECKER, Joachim et al. , 2014 , Deutsch am Arbeitsplatz (Pluspunkte Beruf; A2-B1+) , Cornelsen
WERGEN, Josef/ WÖRNER, Annette , 2006 , Im Griff. Bürokommunikation Deutsch , Pons
EISMANN, Volker , 2010 , Erfolgreich in der geschäftlichen Korrespondenz (B1-B2) , Cornelsen
Dudenredaktion , 2010 , Briefe und E-Mails gut und richtig schreiben , Dudenverlag
Porto Editora , 2013 , Dicionário Moderno de Alemão-Português/Português-Alemão. , Porto Editora
Langenscheidtredaktion , 2011 , Langenscheidt Taschenwörterbuch (Portugiesisch - Deutsch / Deutsch - Portugiesisch) , München
LANGENSCHEIDT-REDAKTION , 2015 , Langenscheidt Großwörterbuch Deutsch als Fremdsprache - Neubearbeitung , Langenscheidt
Dreyer, H./Schmitt, R. , 2021 , Lehr- und Übungsbuch der deutschen Grammatik aktuell , Hueber
DUDEN , 2001 , Gramática de Alemão , Porto Editora
GROSSER, Regine , 2018 , Linie 1 - Beruf B1 , Klett
SEIFFERT, Christian , 2022 , Deutsch intensiv - Schreiben im Beruf B1 - Training für Beruf und Alltag , Klett
SCHNACK, Arwen/FÜGERT, Nadja , 2021 , Deutsch intensiv - Bewerbung A2 - Das Training für den Beruf. , Klett
BRAUN, B. et al. , 2016 , DaF kompakt neu A1-B1 Kurs- und Übungsbuch , Klett

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Os estudantes trabalharão nas aulas maioritariamente nas seguintes 3 variantes: individual, a pares e em grupo. A avaliação é constituída por 2 frequências (40% cada) e por um trabalho de projeto (p. ex. preparação e simulação de uma entrevista de trabalho) (20%), em que são avaliadas as capacidades de ler, escrever, ouvir e falar. A nota final é a nota média do resultado dos 3 momentos de avaliação. Para aprovar a disciplina, é necessária uma nota final mínima de 9,5 valores. Na Época de Recurso serão admitidos alunos com estatuto N que reúnam as condições para recuperar ou melhorar a freq. na qual obtiveram menor nota (45%). Os alunos com estatuto T poderão realizar na Ép. de Rec. uma prova das 2 freq. (80%). Os alunos admitidos na Ép. Especial poderão realizar uma prova das 2 frequências (80%). A parte prática (20%), o trabalho de projeto, não pode ser recuperada nem melhorada na Ép. de Rec. e na Ép. Esp.