Disciplina: Linguística Alemã Aplicada

Área Científica:

Linguística

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Esta unidade curricular pretende introduzir os estudantes na área temática da Linguística Aplicada. Em particular, serão analisados mais de perto os aspetos relacionados com a aprendizagem e o ensino do alemão como língua estrangeira.
2 - Aquisição de conhecimentos acerca de princípios básicos da Sintaxe e das características linguísticas e tipos de Texto, também de uma perspetiva contrastiva.
3 - Esta disciplina deve, também, motivar os alunos para um trabalho linguístico individual.
4 - Paralelamente a estes objetivos linguísticos, pretender-se-á na parte prática da disciplina, um aprofundamento dos conhecimentos de língua alemã (Nível-alvo: B1+ / B2).

Conteúdos / Programa:

1 - Sintaxe: O que é uma frase? Tipos de frases, constituintes da frase, modelos frásicos.
2 - Características linguísticas de um tipo de texto: internas (a sua forma, o seu tema/conteúdo) e externas (a sua função e o seu contexto)

Bibliografia / Fontes de Informação:

PIRES, Martinho Vaz , 2014 , Gramática da Língua Alemã , Porto Editora
Dudenredaktion , 2010 , Briefe und E-Mails gut und richtig schreiben , Dudenverlag
Boettcher, W. , 2009 , Grammatik verstehen. 3 Bände , Niemeyer
Castell, A. , 2002 , Gramática de la lengua alemana , Editorial Idiomas
Engel, U. , 2004 , Deutsche Grammatik - Neubearbeitung , iudicium
Dudenredaktion (ed.) , 2009 , Duden Grammatik der deutschen Gegenwartssprache. , Dudenverlag
Helbig G./Buscha, J. , 2001 , Deutsche Grammatik. Ein Handbuch für den Ausländerunterricht , Langenscheidt
Hering, A./Matussek, M./Perlmann-Balme, M. , 2012 , Übungsgrammatik für die Mittelstufe B1-C1 , Hueber
Kars, J./Häussermann, U. , 1997 , Grundgrammatik Deutsch , Diesterweg/Sauerländer
Bergmann, R./Pauly, P./Mouline-Fankhänel, C. , 1992 , Neuhochdeutsch. Arbeitsbuch zur Grammatik der deutschen Sprache. , Vandenhoek & Ruprecht
Bergmann, R./Pauly, P./Stricker, Stefanie , 2001 , Einführung in die deutsche Sprachwissenschaft. Heidelberg , Universitätsverlag C. Winter
Gross, H. , 1998 , Einführung in die germanistische Linguistik. Neu bearbeitet von Klaus Fischer , iudicium
Linke,A./Nussbaumer, M./Portmann, P.R. , 2004 , Studienbuch Linguistik , Niemeyer
Schlobinski, P. , 2014 , Grundfragen der Sprachwissenschaft , Vandenhoek & Ruprecht
Langenscheidtredaktion , 2011 , Langenscheidt Taschenwörterbuch (Portugiesisch - Deutsch / Deutsch - Portugiesisch) , München
Hufeisen, B./ G. Neuner , 1999 , Angewandte Linguistik für den fremdsprachlichen Deutschunterricht. , Langenscheidt
Fandrych, Ch. et al. , 2005 , Grammatiktrainer in 99 Schritten mit Lösungen für Deutsch als Fremd- und Zweitsprache , Klett
Fandrych, Ch. et al. , 2021 , Klipp und Klar - Übungsgrammatik für Deutsch als Fremdsprache A1?B1 ? Neubearbeitung , Klett
LANGENSCHEIDT-REDAKTION , 2015 , Langenscheidt Großwörterbuch Deutsch als Fremdsprache - Neubearbeitung , Langenscheidt
Dreyer, H./Schmitt, R. , 2021 , Lehr- und Übungsbuch der deutschen Grammatik aktuell , Hueber
DUDEN , 2001 , Gramática do Alemão , Porto Editora
Farmache, A. et al. , 2019 , Deutsch Intensiv - Berufliches Deutsch B2 ? Das Training für Beruf und Alltag , Klett
Hohmann, S. , 2019 , Deutsch Intensiv - Schreiben B2 - Das Taining , Klett
Vayenas, C. , 2020 , Der, Die, Das ? Os segredos do gênero na língua alemã , Amazon Italia Logistica

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Aulas teórico-práticas; sessões expositivas e discussão de temas relevantes. Avaliação: Tipo A: Avaliação continua (resolução de fichas a pares ou em grupo, uma breve apresentação oral ou miniprojecto a pares ou em grupo sobre aspetos importantes de um tema ligado à sintaxe ou à linguística do texto ...) 50% + uma frequência escrita (50%); Tipo B: 2 Frequências escritas (cada 50%) Na Época de Recurso serão admitidos alunos com estatuto "normal" (N) que reúnam as condições para recuperar ou melhorar a frequência escrita (Tipo A) ou a frequência na qual obtiveram menor nota (Tipo B). Os alunos com estatuto de trabalhador-estudante poderão ser avaliados como os alunos com estatuto normal ou realizar uma prova escrita das duas frequências (100%). A avaliação continua não pode ser nem recuperada nem melhorada na época de recurso ou na época especial. Na época especial, os alunos poderão realizar uma prova escrita (100%) para aprovar a unidade curricular.