Disciplina: Língua Estrangeira A1.2 Francês
Área Científica:
Línguas
HORAS CONTACTO:
64 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1. - Compreender a utilização de expressões familiares e quotidianas, assim como de enunciados simples que visam satisfazer necessidades concretas de comunicação.
2. - Desenvolver a competência linguística, através de uma aprendizagem guiada, sistemática e rigorosa da morfossintaxe da Língua Francesa como língua estrangeira.
3. - Apresentar-se e apresentar outros.
4. - Comunicar através de expressões familiares e quotidianas utilizadas em situações de comunicação recorrentes.
5. - Formular enunciados simples cujos objectivos são a satisfação de necessidades concretas.
Conteúdos / Programa:
1 - La routine quotidienne
1.1 - L'heure
1.2 - Les verbes pronominaux
1.3 - Les pronoms personnels toniques
1.4 - Les verbes sortir et dormir
2 - La santé
2.1 - Les parties du corps
2.2 - L'état de santé
2.3 - Comprendre une ordonnance
2.4 - Donner des conseils
2.5 - Les déterminants définis et indéfinis
2.6 - Le pluriel des noms et des adjectifs
2.7 - Le présent de l'indicatif des verbes du 3.e groupe en -dre et le verbe prendre
2.8 - L'impératif
3 - La famille
3.1 - L'état civil
3.2 - Les relations familiales
3.3 - Les adjectifs possessifs
3.4 - Les adjectifs démonstratifs
3.5 - Le verbe faire
4 - Les sorties
4.1 - Inviter à une sortie
4.2 - Accepter ou refuser une invitation
4.3 - Le verbe vouloir
5 - La formation
5.1 - Les compétences
5.2 - La formation professionnelle
5.3 - Le système scolaire français
5.4 - Les nombres de 61 à 1000
5.5 - Les nombres cardinaux
5.6 - Les verbes lire et écrire
5.7 - Le conditionnel de politesse (je voudrais... j'aimerais)
6 - Le parcours professionnel
6.1 - Les métiers
6.2 - Les secteurs de l'emploi
6.3 - La recherche d'emploi
6.4 - Le passé composé
6.5 - Les prépositions de temps
Bibliografia / Fontes de Informação:
Descotes-Genon, Ch., Morsel, M.-H, Richou, C. , 1993 , L?exercisier, L?expression française pour le niveau intermédiaire , PUG, Flem, Grenoble
Bérard, É., , 2007 , Grammaire du français. Comprendre, réfléchir, communiquer. Niveaux A1/A2 du Cadre européen commun de référence. , Editions Didier
Carvalho de O. , 2007 , Gramática do Francês Fundamental. Ensino Básico; Ensino Secundário. , Porto Editora
Glaud, L., Lannier, M., Loiseau, Y. , 2015 , Grammaire essentielle du français. A1/A2.100% FLE , Editions Didier
Grégoire, M., Thiévenaz, O. , 2003 , Grammaire progressive du français , Porto Editora, CLE International.
Larousse , 2004 , Gramática de Francês. Guia Essencial da Gramática Francesa. Companheiro Ideal de Revisões Para Todos Os Estudantes de Francês. , Larousse
Miquel, C. , 2016 , Vocabulaire Progressif du Français.2e Édition avec 280 exercices , CLE International.
Pucciani/Hamel , 2002 , Langue & Langage 5E. Le français par le français , Thomson. Custom Publishers, USA.
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
A lecionação do programa incide em sessões que combinam as componentes teórica e prática com ênfase na oralidade e escrita. A avaliação da UC Língua Francesa A1.2. (Nível Elementar), através de avaliação contínua, é constituída por 2 trabalhos escritos individuais, com igual ponderação de 35%, e através de uma breve exposição oral (20%). Participação e assiduidade: 10%.