Disciplina: Alemão A1
Área Científica:
Língua Estrangeira
HORAS CONTACTO:
64 Horas
NÚMERO DE ECTS:
7,5 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Aos alunos exigir-se-á uma participação activa, autónoma e criativa nas aulas desta unidade curricular.
2 - Para que este objectivo seja atingido são muito importantes tanto o "Training" e o prestar atenção à Língua ("language awareness") como a reflexão contrastiva sobre a língua e uma abordagem intercultural.
3 - Trabalhar com material complementar autêntico, que será posto à disposição do estudante e trabalhado ao longo do semestre.
4 - Alcançar o o Nível A1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.
Conteúdos / Programa:
1 - Introdução ao uso do manual e de outros materiais auxiliares (p. ex. dicionários online) e de apoio para uma aprendizagem autónoma.
2 - Será dado destaque à compreensão de textos simples, falados e escritos, e à oralidade.
3 - Trabalho com apoio do docente das lições 1-4 de DaF-kompakt e trabalho complementar com material autêntico.
Bibliografia / Fontes de Informação:
BALHAR, Susanne , (2004 , PONS Großwörterbuch.Deutsch als Fremdsprache , Stuttgart: Klett
KEMMLER, Rolf , 2007 , PONS Standardwörterbuch PORTUGIESISCH (Portugiesisch - Deutsch / Deutsch - Portugiesisch), , Klett/Porto Editora
REIMANN, Monika , 2004 , Gramática essencial do alemão, Ismaning/São Paulo , Hueber/Editora Pedagógica e Universitária
Ponsredaktion , Dicionário online Pons ,
Dudenredaktion , Dicionário online DUDEN ,
PIRES, Martinho Vaz , 2014 , Gramática da Língua Alemã , Porto: Porto Editora
cram , App: cram ,
Deutsche Welle , Deutsche Welle ,
Langue-Redaktion , Dicionário online Linguee ,
Langenscheidt-Redaktion , 2011 , Langenscheidt Taschenwörterbuch (Portugiesisch - Deutsch / Deutsch - Portugiesisch) , Langenscheidt
LEMCKE, Christiane et al. , 2015 , A1 Grammatik Intensivtrainer NEU , Klett-Langenscheidt
JIN, Friederike et al. , 2016 , Übungsgrammatik Deutsch als Fremdsprache Grammatik - kein Problem A1/A2 , Cornelsen
BILLINA, Anneli et al. , 2010 , Wortschatz & Grammatik A1 , Hueber
LEMCKE, Christiane et al. , 2007 , Wortschatz Intensivtrainer A1 , Langenscheidt
HUTER, Barbara et al. , 2012 , 66 Grammatikspiele Deutsch als Fremdsprache , Klett
BURGER, Elke , 2008 , Schreiben Intensivtrainer A1/A2 , Langenscheidt
KNIRSCH, Monja , 2010 , Hören & Sprechen A1 , Hueber
STIEF, Christine et al. , 2005 , Gramática alemã quanto baste , Langenscheidt/Lisma
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Os estudantes trabalham nas aulas maioritariamente nas seguintes três variantes: individual, com o seu parceiro e em grupo. Os estudantes também têm de falar individualmente para o resto da turma, quando têm de informar acerca do seu trabalho com o seu parceiro ou grupo. As aulas só são frontais (docente --> discentes) quando for necessário explicar algum aspecto linguístico devido à sua complexidade, ou porque não ficou suficientemente claro, ou porque são os próprios alunos a solicitá-lo. A avaliação é constituída por duas frequências (50% cada), em que são avaliadas as capacidades de ler, escrever, ouvir e falar (exercícios fonéticos, tais como reconhecer sílabas, vogais tónicas, vogais longas ou curtas ...).