Disciplina: Comportamento Organizacional

Área Científica:

Gestão

HORAS CONTACTO:

77 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - O estudante deverá desenvolver uma perspetiva genérica sobre o funcionamento das organizações, baseada numa abordagem sistémica dos fenómenos socio organizacionais.
2 - O estudante deverá saber identificar e compreender os diferentes processos que coexistem nas organizações, nomeadamente, os processos individuais, os processos grupais (ou sociais) e os processos organizacionais e de gestão.
3 - O estudante deverá ser capaz de contribuir -através da sua ação- para o aumento da eficiência das pessoas, com base no conhecimento e nas competências que adquirir sobre os vários processos que coexistem nas organizações.

Conteúdos / Programa:

1 - Introdução ao Comportamento Organizacional e aos sistemas socioeconómicos contemporâneos
2 - Processos individuais (perceção, personalidade, atitudes, emoções, motivação e satisfação laboral)
3 - Processos grupais (grupos, dinâmica de grupos, papéis, normas, status, estresse, conflito e negociação)
4 - Processos organizacionais e de gestão (processo de tomada de decisão individual e em grupo, poder, política organizacional, comunicação, cultura, liderança, mudança organizacional, inovação e tecnologia)

Bibliografia / Fontes de Informação:

REGO, A., CUNHA, R., CABRAL-CARDOSO, C. e CUNHA, M. , 2003 , Comportamento organizacional e Gestão. Casos Portugueses e Exercícios , RH Editora

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A unidade curricular é composta por um conjunto de aulas teóricas (AT) e de aulas teórico-práticas (ATP). Nas primeiras (AT), a plataforma teórica da unidade curricular é exposta e discutida pelo professor (com a participação ativa dos alunos), enquanto nas segundas (ATP) são discutidos casos/situações e resolvidos exercícios relacionados com os processos comportamentais (individuais, grupais e de gestão). A componente teórico-prática visa proporcionar aos alunos um ambiente de reflexão e de contacto com processos comportamentais concretos. No momento de avaliação os alunos são confrontados com questões decorrentes dos conteúdos da UC, através dos quais terão que denotar as suas capacidades de análise, síntese, interpretação, raciocínio crítico, resolução de problemas e tomada de decisão.

Regente da Disciplina:

Ricardo Nuno Teixeira Gouveia