Disciplina: Comunicação e Expressão do Inglês C1.1
Área Científica:
Língua Estrangeira
HORAS CONTACTO:
64 Horas
NÚMERO DE ECTS:
7,5 ECTS
IDIOMA:
Inglês
Objetivos Gerais:
1 - A UC desenvolve competências ao nível avançado da aprendizagem do inglês como Ling. Estr.: nível C1.1, autonomia (QCERL).
2 - A UC visa familiarizar os estudantes com os diferentes registos do ing. em práticas e comunidades discursivas diversas, com base num corpus diversificado, característico da com. interpessoal e académica.
3 - Com o objectivo de desenvolver competências aos níveis da produção e da recepção, oral e escrita, no ing., relativas ao nível C1.1, os estudantes são incentivados a produzir diversos tipos de textos e géneros, em forma impressa e não impressa, designadamente: currículos, cartas, resumos.
4 - Para além disso, a leitura intensiva e extensiva de textos ficcionais e não ficcionais em ing., em vários suportes, visa promover a competência lingca., pragmático-discursiva, sócio-cultural e documental
5 - Só assim, poderão tornar-se utilizadores proficientes da Ling Ing., falada e escrita, em áreas de interesse acad. quer para os estudantes quer para futuros profissionais.
Conteúdos / Programa:
1 - LANGUAGE AND COMMUNICATION ? The model of communication. ? Language, communication and semiotics: the linguistic sign. ? Functional language and discourse markers. ? Language and creativity: norm and deviation; language varieties ? The visual/technological turn: blending media; multimodality
2 - GENRE AND ORGANISATION OF TEXTS ? Types of texts: structure and characteristics (letters, emails, summaries, reports, articles and academic papers); selecting adequate linguistic structures and semantic fields; coherence and cohesion; developing themes.
3 - SCIENTIFIC METHODOLOGY ? style manuals; format; quotations; end-notes and footnotes; references and bibliography.
4 - INTERPRETING DISCOURSE ? modes of discourse; rhetoric; metaphor and irony; adverts, association and inference.
5 - SPOKEN INTERACTION AND PRODUCTION ? Spoken interaction and production: communicative techniques and strategies; preparing conferences, seminars, round-tables, workshops and debates.
Bibliografia / Fontes de Informação:
Haddon, M , 2003 , The Curious Incident of the Dog in the Night-Time , Vintage,
Smith, Z , 2008 , The Book of Other People , Penguin,
Bhatia, K , 1998 , Analysing Genre ? Language Use in Professional Settings , Longman,
Manning, A. & A. O?Cain , 2007 , Research and Referencing, University of Reading , Garnet education
Manning, A. & E. Wilding , 2007 , Presentations, University of Reading , Garnet education
Pallant, A , 2007 , English for Academic Study (Course book), University of Reading , Garnet education
Fava-Verdé, A. & A. Manning , 2007 , Essay Writing, University of Reading , Garnet education
Hargie, O., & D. Dickson, , 2004 , Skilled Interpersonal Communication ? Research, Theory and Practice , Routledge,
Seely, J , 2005 , Oxford Guide to Effective Writing and Speaking , O.U.P.
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
As aulas têm partes expositivas e teórico-práticas havendo uma constante interacção entre o docente e estudantes. A produção oral e escrita em Ling. Ing. irá ser desenvolvida através do trabalho individual, de pares e em grupo, do seguinte modo: i) abordagens teóricas de temáticas com a participação dos alunos (aulas teóricas/seminários); ii) formas diferentes de se dirigir à audiência/receptor através da participação em debates, preparação e realização de apresentações orais, comentário a notícias ..., iii) a produção de textos, individualmente ou em grupo; iv) projectos individuais; v ) preenchimento de questionários; vi) avaliação de pares e auto- e hetero-avaliação. Avaliação: Modelo A do Reg. de Avaliação e Aprendizagem da UMa. Assim sendo, os estudantes são avaliados ao longo do semestre através de 2 frequências (1ª Freq.: 40% + 2ª Freq.: 40%) e de uma componente oral (20%), em que será testada a sua competência comunicativa (linguística e discursiva) ao nível avançado.