Disciplina: Linguística Inglesa

Área Científica:

Linguística

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Inglês

Objetivos Gerais:

1 - O objectivo da disciplina é o de dotar os estudantes com os conhecimentos ao nível da introdução ao estudo da linguística inglesa no sentido de adquirirem e aplicarem conhecimentos básicos nas sub-disciplinas da linguística (fonética, fonologia, morfologia, sintaxe, semântica, pragmática, linguística histórica, sociolinguística e psicolinguística), fundamentais para a compreensão do funcionamento da língua inglesa.
2 - Pretende-se, igualmente, que os estudantes adquiram os instrumentos metodológicos de pesquisa e análise, no sentido de desenvolver capacidades de aprendizagem, escolha crítica e reflexão que permitam uma aplicação adequada dos saberes adquiridos em situações práticas.

Conteúdos / Programa:

1 - 1.The sounds: phonetics 1.1 The representation of speech sounds 1.2 Producing sounds 1.3 The classification of speech sounds
2 - 2.The sound system: phonology 2.1 Phonemes 2.2 The key to finding the order 2.3 Allophones 2.4 The syllable
3 - 3 The structure of words: morphology 3.1 Morphemes 3.2 Types of morphemes 3.3 Morphological analysis of words 3.4 Allomorphs 3.5 Inflection / derivation
4 - 4 The structure of sentences: syntax 4.1 Words and phrases 4.2 The functional level: subjects, objects, adverbials, predicates 4.3 The mapping of form and function
5 - 5.The meaning of words and sentences: semantics 5.1 ?Meaning?? Words, concepts, referents 5.2 Compositional and non-compositional meaning 5.3 The network: organising word meaning
6 - 6.Studying language in use: pragmatics 6.1 Expressing intentions 6.2 Understanding utterance meaning 6.3 Pragmatic principles
7 - 7. Extensions and applications 7.1 Historical linguistics 7.2 Sociolinguistics

Bibliografia / Fontes de Informação:

Fromkin, V., R. Rod man & N. Hyams , 2003 , An Introduction to Language , Thomson Heinle
Jones, D. , 1991 , English Pronouncing Dictionary , Cambridge U.P.
Plag, Ingo, Braun, Maria, Lappe, Sabine, Schramm, Mareile , 2007 , Introduction to English Linguistics, Mouton de Gruyter , Berlin and New York
Finch, Geoffrey , 1998 , How to study Linguistics , Macmillan,
Crystal, David , 1997 , A Dictionary of Linguistics and Phonology , Blackwell,
Fry, D.B , 1996 , The Physics of Speech , C.U.P.,
Graddol, David , 1996 , English, history, diversity and change , Routledge,
Katamba, Francis , 1989 , An Introduction to Phonology , Longman,
Lyons, John , 1991 , Introduction to Theoretical Linguistics , C.U.P.

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As aulas têm partes expositivas e teórico-práticas com constante interacção entre docente e estudantes. A produção oral e escrita em língua inglesa é desenvolvida através de trabalho individual e de pares. Os estudantes farão uso do manual de apoio (Introduction to English Linguistics), assim como de outros textos julgados pertinentes. Realizarão exercícios práticos escritos, individuais ou de grupo, para consolidação do tópico em estudo e estímulo do pensamento crítico, isenção na análise e clareza na apresentação de resultados. Ao nível das competências orais, comunicarão exclusivamente na língua inglesa. No tocante à avaliação, adoptou-se o Modelo A do Regulamento de Avaliação e Aprendizagem da Universidade da Madeira. Os estudantes serão avaliados ao longo do semestre através de duas frequências (1ª Frequência: 50% + 2ª Frequência: 50%), para testar a sua aquisição de conhecimentos.

Regente da Disciplina:

Svetlana Kurtes