Disciplina: Inglês Aplicado C1.2 - Turismo / Lazer
Área Científica:
Língua Estrangeira
HORAS CONTACTO:
64 Horas
NÚMERO DE ECTS:
7,5 ECTS
IDIOMA:
Inglês
Objetivos Gerais:
1 - O objectivo da disciplina é a aquisição e aperfeiçoamento por parte do estudante - utilizador proficiente - de estruturas linguísticas, visando o aperfeiçoamento do conhecimento da língua inglesa nas suas diversas competências ao nível avançado, no âmbito das áreas do turismo e lazer
2 - Inteiramente leccionada em inglês, esta UC visa promover o estudo e análise de terminologias específicas em práticas discursivas do domínio do turismo e lazer, nomeadamente em: textos e documentação de âmbito turístico e de actividades recreativas, imprensa especializada e manuais de utilização, sendo o estudante chamado a participar numa variedade de actividades comunicativas de modo a promover a sua auto-confiança no uso da língua inglesa em situações ligadas às actividades da industria do turismo e lazer.
Conteúdos / Programa:
1 - Tourism and Leisure Industries
1.1 - Distribution Network: Links in the Tourism Chain
1.2 - Destinations
1.3 - Transportation
1.4 - Accommodation
1.5 - Food and Beverage
1.6 - Marketing and Advertising
1.7 - Reservations and Sales
1.8 - Planning and Organisation of Activities
1.9 - Events and Recreation
2 - Skilled Interpersonal Communication
2.1 - Visitor/Travel Agent Communication
3 - Professional Communication: International/National Tourism Chain
3.1 - Professional Activities
3.2 - Market Survey, Tender, Receipt
3.3 - Assessing Tourist Destinations
3.4 - Tourism Policy and Regulations
4 - Socio-Cultural Exchanges
4.1 - Planning a Guided Tour
4.2 - Local Community Support
4.3 - Local Traditions and Cultures
4.4 - Key Historical/Natural Sites
4.5 - Regional Routes/Walking Trails
5 - English Grammar Revision, consolidation and acquisition of grammar items: - Nouns - Adjectives - Adverbs - Nominal Groups - Verbs - Coordination and Subordination - Relative Clauses - Inversion and Emphasis
Bibliografia / Fontes de Informação:
Jacob, M. and P. Strutt, , 1993 , English for International Tourism (Upper-intermediate Level), , Longman,
Bloomer, A. , 2005 , Language in Use ? A Coursebook , Routledge,
Vince, M , 1994 , Advanced Language Practice , Heinemann,
Fletcher, J , 1998 , Tourism: Principles and Practices , Pearson Education
Hayward, P , 2002 , GCSE Leisure and Tourism , Heineman,
Carter, R. and M. McCarthy , 2006 , y, Cambridge Grammar of English: A Comprehensive Guide - Spoken and Written English Grammar and Usag , CUP
Collins, V , 1996 , The Authentically English Dictionary for the Tourism Industry , Authentically English
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
As aulas têm partes expositivas e teórico-práticas com constante interacção entre docente e estudantes. A produção oral e escrita em língua inglesa é desenvolvida através de trabalho individual e de pares. Os estudantes farão uso do manual de apoio (English for International Tourism), assim como de toda uma série de materiais reais dos agentes da indústria. Realizarão exercícios práticos ao nível da leitura e escrita para consolidação do tópico em estudo e estímulo do pensamento crítico, isenção na análise e clareza na apresentação de resultados. Ao nível das competências orais, comunicarão exclusivamente na língua inglesa. No tocante à avaliação, adoptou-se o Modelo A do Regulamento de Avaliação e Aprendizagem da Universidade da Madeira. Os estudantes serão avaliados ao longo do semestre através de duas frequências (1ª Frequência: 40% + 2ª Frequência: 40%) e de uma componente oral (20%), para testar as suas ?reading, writing, listening, speaking skills? ao nível intermédio superior.