Disciplina: Linguística Inglesa Aplicada
Área Científica:
Linguística
HORAS CONTACTO:
64 Horas
NÚMERO DE ECTS:
7,5 ECTS
IDIOMA:
Inglês
Objetivos Gerais:
1 - A U.C. visa fomentar a reflexão sobre a língua como sistema e os mecanismos de aquisição/produção de mensagens;
2 - Reconhecer os limites/possibilidades de abordagens gramaticais no uso correto e refletido da Língua Inglesa para fins comunicativos;
3 - Expandir o conhecimento de estruturas sintáticas;
4 - Identificar, relacionar e aplicar escolhas linguísticas (morfológicas, lexicais e sintáticas), discursivas e pragmáticas em inglês, em situações padrão e em domínios/práticas discursivas relacionados com a futura área vocacional e profissional dos estudantes, para uma comunicação eficaz com diversos interlocutores.
5 - Na UC abordam-se, ainda sumariamente, pressupostos no âmbito da linguística aplicada, nomeadamente a análise da linguagem e da comunicação, além de noções fundamentais da linguística como ciência social: objeto, teorias e métodos.
Conteúdos / Programa:
1 - Introdução à Linguística Aplicada - Língua e Comunicação
1.1 - Signo linguístico
1.2 - Língua / fala; "competence" / "performance"
1.3 - Funções da linguagem e o ato comunicativo
1.4. - Linguagem oral e escrita
2. - Áreas de estudo
2.1. - Análise do discurso
2.2 - Pragmática
2.3 - Estilística aplicada
2.4 - Linguística de corpora
3. - Gramática Inglesa - Língua e Texto
3.1 - Unidades Linguísticas: palavra; frase/enunciado; texto / contexto; discurso
3.2 - "Layers of Meaning"
4 - Sintaxe
4.1 - Diversas abordagens: generativa, formalista, funcionalista
4.2 - Sistemas sintáticos: estruturas profundas; estruturas de superfície
4.3 - Relação entre os diferentes sistemas sintáticos: regras e funções sintáticas
4.4 - Esquemas sintáticos - a frase
Bibliografia / Fontes de Informação:
Biber, D , 2004 , Student Grammar of Spoken and Written English , Longman,
Bloomer, A , 2005 , Introducing Language in Use: A Coursebook , Routledge,
Carter, R. & M. McCarthy , 2006 , Cambridge Grammar of Eng.: A Comprehensive Guide ? Spoken and Written Eng. Grammar and Usage , Cambridge University Press
Candlin, C , 2002 , The Applied Linguistics Reader , Routledge,
Carter, R., , 2001 , Working with Texts: A Core Introduction to Language Analysis , Routledge
Coffin, C , 2004 , Applying Eng. Grammar- Functional and Corpus Approaches , Open University Press
Collins, P. & C. Hollo , 2000 , Eng. Grammar: An Introduction, , Macmillan,
Fabb, N , 2001 , Sentence Structure , Routledge,
Frommer, P. & E. Finegan , 1999 , Looking at Languages: a Workbook in Elementary Linguistics , Heinle and Heinle
Quirk, R. , A University Grammar of Eng , Longman
Sealey, A. & B. Carter , 2004 , Applied Linguistics as a Social Science , Continuum,
Yule, G , 1985 , The Study of Language , CUP,
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
As aulas são expositivas e teórico-práticas. Nas aulas, os alunos irão adquirir e aplicar os conceitos-chave em linguística, em Inglês, através do trabalho individual, em pares e em grupo, como se segue: i) abordagens teóricas sobre os tópicos do programa através da interação professor-aluno-professor; ii) sistematização de conceitos e apresentações orais sobre conceitos-chave do programa, com base nos textos de apoio às aulas; iii) pequenos projetos individuais/em grupo sobre uma seleção de diferentes tipos de textos no domínio empresarial, reunidos pelos estudantes num dossiê, como corpus para uma análise mais detalhada. Modelo A de Avaliação do Regulamento de Avaliação e Aprendizagem da Universidade da Madeira. Os estudantes são avaliados ao longo do semestre através de duas frequências (1ª Frequência: 40% + 2ª Frequência: 40%) e de uma componente oral (20%), em que será testada a apresentação de conhecimentos linguísticos e a sua competência comunicativa ao nível avançado.