Disciplina: Inglês Aplicado C2.2 - Técnico-Científico
Área Científica:
Língua Estrangeira
HORAS CONTACTO:
64 Horas
NÚMERO DE ECTS:
7,5 ECTS
IDIOMA:
Inglês
Objetivos Gerais:
1 - A UC tem por objectivo promover: (1) a análise e produção de um corpus de textos especializados em inglês (falado e escrito), por exemplo textos de divulgação técnico-científica, brochuras, panfletos, artigos científicos, relatórios científicos, e manuais de utilização;
2 - (2) a aquisição de estruturas sintácticas e lexicais específicas e de jargão técnico em inglês. A análise de corpora especializados contribui igualmente para a aquisição e desenvolvimento de competências comunicativas (linguísticas, pragmático-discursivas e estratégicas) e interculturais por parte dos estudantes, utilizadores proficientes, necessárias à comunicação interpessoal, profissional etransaccional, em língua inglesa, por profissionais qualificados nestes domínios, no mundo global.
Conteúdos / Programa:
1 - I. COMMUNICATING IN SCIENCE ? Theories, genres, discourse community and the rhetoric of communication: scientific/technical writing (discursive practices in business, industry and government); modes of discourse; tone (advocacy and objectivity) ? Discursive practices: pamphlets and brochures; newsletters and catalogue descriptions; online documentation; research journals; technical, maintenance and operational manuals
2 - II. WRITING AND REVISING ? English usage and use ? Revising (editing checklist): structure; cohesion; coherence ? Research and referencing: style manuals ? Data presentation: visuals, numbers and figures, abbreviations and symbols ? Scientific and technical reference works (print and online)
3 - III. MULTIMEDIA LITERACY ? Modes of communication; ethics and effects of CMC on research participation and visual CMC
4 - IV. ENGLISH GRAMMAR ? Verbs ? Reported speech ? Word formation and order ? Reference Words ? Connectors: ? Inversion and emphasis
Bibliografia / Fontes de Informação:
Seely, J , 2005 , Oxford Guide to Effective Writing and Speaking , O.U.P.
Bolitho, A. R , Learn English for Science , Longman,
Booth, V , 1993 , Communicating in Science, Writing a Scientific Paper and Speaking at Scientific Meetings, , CUP,
Ewer, J. & M. Domingues , 1990 , A Course in Basic Scientific English , Longman,
Griffiths, P , 2007 , Scientific Writing , Garnet Education
Perelman, L , 1998 , The Mayfield Handbook of Technical and Scientific Writing , Mayfield,
White, R. and D. McGovern , 1994 , Writing ? English for Academic Study Series , Prentice Hall
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
As aulas têm partes expositivas e teórico-práticas havendo uma constante interacção entre docente e estudantes. A produção oral e escrita em língua inglesa irá ser desenvolvida através de trabalho indiv., de pares e de grupo, da seguinte forma: i) abordagens teóricas de pontos do programa com a participação dos alunos (exposição / aulas práticas); ii) diferentes formas de comunicar com especialistas e leigos interessados, tomando parte nos debates, destacando e fazendo apresentações orais, relatórios sobre informação técnica e científica; iii) a produção de textos individualmente ou em grupo; iv) projectos indiv.; v) preenchimento de questionários; vi) auto- e hetero-avaliação. Avaliação: Modelo A do Reg.º de Avaliação e Aprendizagem da UMa. Os estudantes são avaliados ao longo do semestre através de duas frequências (1ª Frequência: 40% + 2ª Frequência: 40%) e de uma componente oral (20%), em que será testada a sua competência (linguística, discursiva e estratégica) ao nível avançado.