Disciplina: Alemão Aplicado B2.2 - Turismo / Lazer

Área Científica:

Língua Estrangeira

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Esta disciplina permitirá ao aluno alcançar o Nível B 2.2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, e coloca um enfoque acentuado na competência comunicativa e na capacidade de actuação num contexto intercultural da indústria do turismo e do lazer.
2 - Ou seja: os estudantes compreendem textos complexos no âmbito das áreas em questão e são capazes de afirmar-se oralmente e por escrito, de forma coesa, no contexto destes temas.
3 - Aos alunos exigir-se-á uma participação activa, autónoma e criativa nas aulas. Para que este objectivo seja atingido são muito importantes o prestar atenção à Língua (language awareness), a reflexão contrastiva sobre a língua e a abordagem intercultural.
4 - Material complementar autêntico das áreas da indústria do Turismo e do Lazer e textos escolhidos da literatura de viagem (travelogue) serão postos a disposição do aluno e trabalhado ao longo do semestre.

Conteúdos / Programa:

1 - Apresentação dos manuais e de outros materiais auxiliares e de apoio para uma aprendizagem autónoma
2 - Trabalho orientado pelo docente com partes de lições escolhidas de DaF Kompakt NEU und Kommunikation im Tourismus (Lições 1, 4, 5, 6)
3 - Trabalho complementar com textos autênticos da área do Turismo e do Lazer e de textos escolhidos da literatura de Viagem
4 - Elaboração orientada de um mini-projecto da área da indústria do Turismo e do Lazer
5 - Preparação da prova oral à base do mini-projecto realizado
6 - Visita de Estudo numa instituição da área da indústria do Turismo e do Lazer

Bibliografia / Fontes de Informação:

Goethe Institut, München , 2005 , Kommunikation im Tourismus. Kursbuch. , Berlin: Cornelsen
B. Braun, al. , 2016 , DaF kompakt NEU A1-B1. Kurs- und Übungsbuch mit MP3-CD , Stuttgart: Klett

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As aulas combinarão as componentes teóricas e práticas. A exposição teórica será consolidada com trabalho prático escrito e oral e com o trabalho autónomo. Os estudantes trabalham individualmente, com um parceiro e em grupo. As aulas só são frontais quando for necessário explicar algum aspecto linguístico. A avaliação é constituída por duas frequências. Avaliação: Segue-se o Regulamento de Avaliação da Aprendizagem dos Alunos da UMa (Modelo B). - 80% de presença obrigatória às aulas. - 2 Frequências escritas (cada 40%). - 1 prova oral (20%) acerca de um tema específico. - Uma participação activa, autónoma e criativa nas aulas desta disciplina e trabalhos de casa realizados poderão influenciar a avaliação pela positiva.

Regente da Disciplina:

Anne Martina Emonts