Disciplina: Evolução e Comportamento Humano

Área Científica:

Biologia

HORAS CONTACTO:

56 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Aquisição dum conhecimento sólido sobre a teoria da Evolução e o processo da Seleção Natural
2 - Aquisição dum conhecimento sólido sobre a evolução dos primatas e do ser humano e sua filogenia
3 - Aquisição dum conhecimento sólido sobre a natureza biológica do comportamento humano e do seu contexto evolutivo
4 - Distinguir claramente razões últimas ou evolutivas da causalidade próxima
5 - Capacidade em exprimir-se numa linguagem adequada específica da área
6 - Perceber conceitos da evidência científica e da falseabilidade
7 - Adquirir raciocínio evolutivo de processos que abrangem múltiplas gerações em termos de frequências relativas

Conteúdos / Programa:

1 - Evolução
1.1 - Origens
1.2 - Darwin, evolução & seleção natural
1.3 - Neodarwinismo & a teoria sintética
1.4 - Coevolução, especiação
1.5 - Seleção individual vs. de grupo
2 - Antropologia: Filogenia & Evolução humana
2.1 - Os primatas & a sua filogenia
2.2 - Hominidae & Australopithecinae
2.3 - Homininae & o género Homo
2.4 - Origem & diversificação do homem moderno
3 - Sobrevivência
3.1 - Alimentação: escolha e ingestão
3.2 - Onde viver: preferências ambientais
3.3 - Ameaças: predação e outras ameaças
4 - Evolução, Ontogenia & Seleção Sexual
4.1 - Evolução da reprodução sexual
4.2 - Parâmetros reprodutivos & variabilidade fenotípica
4.3 - Seleção sexual & conflito
5 - Esforço Reprodutor & investimento
5.1 - Esforço parental
5.2 - Os custos da reprodução
5.3 - Sistemas de acasalamento
5.4 - Investimento parental
6 - Vida Social: Altruísmo & Seleção de Parentesco
6.1 - Seleção de parentesco: Fitness & fitness inclusiva
6.2 - Altruísmo, reciprocidade & cooperação
6.3 - Cooperação em grande escala

Bibliografia / Fontes de Informação:

Ayala, F.J. & Cela Conde, C.J. , 2017 , Processes in human evolution: the journey from early hominins to Neanderthals and modern humans , Oxford University Press
Davies, N.B., Krebs, J.R. & West, S.A. , 2012 , An introduction to behavioural ecology , Wiley-Blackwell
Buss, D.M. , 2016 , The handbook of evolutionary psychology Vols.1 & 2 , John Wiley & Sons
Losos, J.B., Baum, D.A., Futuyma, D.J., Hoekstra, H.E., Lenski, R.E., Moore, A.J., Peichel, C.L., Schluter, D. & Whitlock, M. , 2014 , The Princeton guide to evolution , Princeton University Press
Muehlenbein, M.P. , 2015 , Basics in Human Evolution , Elsevier
Roberts, S.C. , 2012 , Applied evolutionary psychology , Oxford University Press
Workman, L. & Reader, W. , 2014 , Evolutionary psychology: an introduction , Cambridge University Press
Buss, D.M. , 2019 , Evolutionary psychology: the new science of the mind (6th ed.) , Routledge
Roberts, A.M. , 2018 , Evolution: the human story (rev. ed.) , Dorling Kindersley
Tibayrenc, M. & Ayala, F.J. , 2017 , On human nature: biology, psychology, ethics, politics, and religion , Academic Press

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A UC compreende aulas teóricas (T) predominantemente expositivas, aulas teórico-práticas (TP) nas quais será lecionada a busca de trabalhos científicos de revisão na área da temática, aulas seminários (S) apresentados pelos alunos e em que são discutidos temas ou papers relevantes, e aulas de trabalho de campo (TC) o qual consiste na aplicação de entrevistas e inquéritos pelos alunos que incidem sobre a temática e conceitos lecionados. Avaliação: duas frequências (que contribuem, cada uma, com 30% para a classificação da UC) e que podem ser recuperadas em época de recurso/especial, um seminário (que contribui com 15% para a classificação da UC) e um trabalho final (que contribui com 25% para a a classificação da UC).