Disciplina: Seminário de Observação de Práticas em Psicologia I

Área Científica:

Psicologia

HORAS CONTACTO:

48 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Possibilitar um primeiro contato dos estudantes com contextos e práticas onde se pode exercer a profissão de psicólogo;
2 - Promover o desenvolvimento de competências de observação e registo de comportamentos e interações;
3 - Contextualizar as observações em grelhas de leitura progressivamente mais complexas de um ponto de vista teórico;
4 - Desenvolver a capacidade de reflexão, discussão e trabalho cooperativo.

Conteúdos / Programa:

1 - A observação como fundamento para o conhecimento, avaliação e intervenção nas práticas em Psicologia.
1.1 - Observar, porquê e para quê?
1.2 - Momentos ou fases do processo observacional.
1.3 - Observação sistemática e informal.
1.4 - Formas e meios de observação.
2 - Caracterização das organizações e instituições.
2.1 - Missão e objetivos da instituição.
2.2 - Descrição de instalações e equipamento.
2.3 - Organigrama da instituição.
2.4 - Funções e dinâmicas da(s) equipas.
2.5 - Papel do psicólogo na instituição.
3 - Identificação das problemáticas e intervenções.
4 - Saber relatar os dados de uma observação.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Almeida, A. T., & Fernandes, N. (Orgs.) , 2010 , Intervenção com crianças, jovens e famílias: Estudos e práticas. , Almedina
Sluzi, C. , 2002 , La red social: Frontera de la practica sistémica , Barcelona: Gedisa
Anguera, M. T. , 1999 , Observación de la conduta interactiva en contextos naturales: Aplicacions , Barcelona: Edicions Universitat de Barcelona
Lima; M. L. , 2018 , Nós e os outros: O poder dos laços sociais , Lisboa: FF MS
Martins, C., & Machado, C. , 2007 , Observação da interacção humana: Considerações metodológicas ,
Anguera, M. T. (Coord.) , 1997 , Metodologia de la observación en las Ciencias Humanas , Barcelona: Edicions Catedra

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Alternar-se-ão seminários temáticos com reflexão e discussão participada com atividades práticas desenvolvidas nas instituições parceiras. Haverá, igualmente, apresentação de casos ilustrativos, atividades em grupo e discussão de exercícios práticos. Treino para observar e registar os comportamentos observados. Avalia-se a participação nas diferentes atividades propostas: análise de textos e de construção de instrumentos de observação, produção de trabalhos escritos individuais e em grupo que permitam avaliar a aplicação dos conhecimentos e técnicas adquiridas.

Regente da Disciplina:

Maria João Gouveia Pereira Beja