Disciplina: Métodos de Investigação em Psicologia I

Área Científica:

Psicologia

HORAS CONTACTO:

56 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

0 - Esta unidade curricular visa a aquisição de um conhecimento introdutório acerca da metodologia da investigação científica e da sua concretização nos planos e métodos da investigação em Psicologia, pretendendo-se que os alunos:
1 - Situem a ciência e a investigação científica no quadro das fontes do conhecimento.
2 - Reconheçam o caráter imprescindível da investigação científica para o avanço do conhecimento em Psicologia.
3 - Identifiquem as implicações éticas fundamentais associadas à investigação psicológica.
4 - Caraterizem os paradigmas e as principais noções metodológicas subjacentes às perspetivas de investigação (quantitativa, qualitativa e mista).
5 - Identifiquem e caracterizem as etapas do processo de investigação científica.
6 - Diferenciem os planos de investigação quantitativa e qualitativa.
7 - Desenvolvam a curiosidade científica e o pensamento crítico, partindo da análise de diferentes outputs de investigação (e.g., artigos científicos de cariz teórico e empírico).

Conteúdos / Programa:

1 - Introdução à investigação científica.
1.1 - Fontes de conhecimento.
1.2 - Caraterísticas do conhecimento científico.
1.3 - Objetivos da investigação científica.
1.4 - O método científico e a lógica do processo de investigação.
1.5 - Implicações éticas na investigação em Psicologia.
2 - Introdução à metodologia de investigação.
2.1 - Etapas do processo de investigação.
2.2 - Abordagens ou perspectivas de investigação: pressupostos e foco metodológico.
3 - Planos de investigação quantitativa (experimentais, quasi-experimentais, não experimentais).
4 - Planos de investigação qualitativa (e.g., estudo de caso, teoria fundamentada, fenomenologia e etnografia).
5 - Validade das investigações empíricas.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Alferes, V. , 1997 , Investigação Científica em Psicologia , Lisboa: Almedina
Almeida, L. & Freire, T. , 2008 , Metodologia da Investigação em Psicologia e Educação , Braga: Psiquilibrios
American Psychology Association , 2010 , APA Publications Manual , Washington, D.C.: Author
Cook, T. D., & Campbell, D. T. , 2001 , Experimental and quasi-experimental designs for generalized causal inference , Boston: Houghton Mifflin
Coutinho, C. P. , 2011 , Meto dologia de investigação em ciências sociais e humanas: Teoria e prática , Coimbra: Almedina
Creswell, J . W. , 2009 , Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches , Los Angeles: Sage
Flick, U. , 2005 , Métodos Qualitativos na investigação científica , Lisboa: Monitor
Martins, C. , 2011 , Manual de análise de dados quantitativos com recurso ao IBM SPSS: Saber decidir, fazer, interpretar e redigir , Braga: Psiquilibrios
Marôco, J. , 2018 , Análise Esta tística com o SPSS Statistics , Lisboa: Report Number

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As aulas teóricas integrarão os métodos expositivo e interrogativo, com recurso a meios audiovisuais (e.g., powerpoints, vídeos), sendo complementadas sempre que oportuno com exercícios práticos. Privilegia-se sobretudo nas aulas teórico-práticas a participação ativa dos estudantes através da análise de diversos outputs e tarefas relacionadas com a investigação científica. A avaliação deverá seguir a proposta do Modelo B (cf. Regulamento de Avaliação da Aprendizagem dos Alunos da Universidade da Madeira), integrando uma uma componente de avaliação teórica ou teórico-prática (e.g., teste de conhecimentos com ponderação de 50% na classificação final); e uma componente de avaliação prática (e.g., trabalhos de grupo/individuais ou relatórios práticos, com ponderação de 50% na avaliação final).