Disciplina: Avaliação Psicológica I

Área Científica:

Psicologia

HORAS CONTACTO:

56 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Saber contextualizar historicamente o surgimento da Avaliação Psicológica, quer em termos internacionais como nacionais;
2 - Conhecer a multiplicidade de definições que refletem a complexidade do processo de Avaliação Psicológica, bem como, os seus principais objetivos, conceitos-chave e contextos de atuação;
3 - Reconhecer a Avaliação Psicológica como processo complexo, compreensivo e integrador, suportado em quadros teóricos e conceptuais de referência;
4 - Desenvolver competências básicas de entrevista, de observação direta e de seleção de testes, ou outros instrumentos de Avaliação Psicológica, considerando as suas qualidades psicométricas;
5 - Reflexão sobre o papel central e exclusivo que o Psicólogo ocupa no processo hipotético-dedutivo subjacente à Avaliação Psicológica, com particular enfoque nos processos inferenciais e na deontologia que regula a atuação do psicólogo.

Conteúdos / Programa:

1 - Introdução à Avaliação Psicológica:
1.1 - História da Avaliação Psicológica ( e.g., contexto do seu surgimento, evolução em Portugal)
1.2 - Definições, conceitos e objetivos da Avaliação Psicológica
1.3 - Contextos de Avaliação Psicológica (e.g., saúde, forense, organizações, gerontologia)
2 - Avaliação Psicológica enquanto processo compreensivo e integrador:
2.1 - Quadros teóricos e conceptuais (e.g., psicanalítico, cognitivo-comportamental, psicométrico)
2.2 - Fases do Processo de Avaliação Psicológica
2.3 - Metodologias
2.3.1 - Entrevistas
2.3.2 - Observação
2.3.3 - Testing
2.4 - Devolução de informação (relatórios de Avaliação Psicológica e entrevista de devolução)
3 - O papel do psicólogo no processo de Avaliação Psicológica:
3.1 - Heurísticas, enviesamentos e erros
3.2 - Ética e deontologia aplicada à Avaliação Psicológica

Bibliografia / Fontes de Informação:

Segal, D.L., & Hersen, M. , 2010 , Diagnostic interviewing , New York: Springer
Fernández-Ballesteros, R. , 2002 , Introducción a la evaluación psicológica (VoI. I e II) , Madrid: Pirámide
Goldfinger, K. & Pomerantz, A. , 2014 , Psychological assessment and report writing , Los Angeles: SAGE.
Wright, A. J. , 2011 , Conducting psychological assessment: A guide for practitioners. , New York: Wiley
Graham, J.R., & Naglieri, J.A. , 2003 , Assessment Psychology (vol. 10). In I.B. Weiner (Ed.), Handbook of Psychology. , Hoboken, NJ: Wiley.
Groth-Marnat, G. , 2009 , Handbook of psychological assessment. , Hoboken, NJ: Wiley.
Cohen, R.J., & Swerdlik, M.E. , 2018 , Psychological testing and assessment: An introduction to tests and measurement (9th ed.) , NY: McGraw-Hill
Coaley, K. , 2014 , An introd uction to psychological assessment and psychometrics (2ª ed.) , Los Angeles: SAGE
Suhr, J. A. , 2015 , Psychological assessment: A problem solving approach , NY: Guilford

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As aulas serão de cariz expositivo, com recurso a meios audiovisuais (e.g., powerpoints, vídeos), e complementadas com exercícios práticos (e.g., análise de artigos científicos, role-plays). Privilegia-se a participação ativa dos estudantes dentro (através da participação ativa na aula e nos exercícios solicitados pelo docente) e fora (através do trabalho autónomo) da sala de aula. O material de suporte das aulas será disponibilizado na plataforma Infoalunos ou estará disponível na Biblioteca. A avaliação deverá ser seguir a proposta do Modelo B (cf. Regulamento de Avaliação da Aprendizagem dos Alunos da Universidade da Madeira), isto é, pelo menos uma componente de avaliação teórica ou teórico-prática (e.g., frequência com uma ponderação de 50% na classificação final) e pelo menos uma componente de avaliação prática (e.g., trabalhos de grupo/individuais ou relatórios práticos com uma ponderação integrada de 50% na classificação final).