Disciplina: Estatística II

Área Científica:

Matemática

HORAS CONTACTO:

56 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Compreender técnicas multivariadas correntes.
2 - Selecionar uma metodologia estatística adequada para responder a questões concretas postas pela psicologia.
3 - Utilizar software estatístico para realizar análise de dados multivariados, concretamente o SPSS ou o R.
4 - Redigir um relatório estatístico em linguagem clara e cientificamente correta.
5 - Conhecer os pressupostos subjacentes às técnicas estatísticas e saber conferi-los empiricamente.

Conteúdos / Programa:

1 - Análise de variância simples. Comparações múltiplas. Análise de variância dupla; efeitos principais e interação. Análise de variância com medidas repetidas. Fatores fixos e fatores aleatórios. Análise de variância não paramétrica: testes de Friedman e Kruskal-Wallis.
2 - Correlações bivariadas; regressão linear simples. Regressão múltipla; correlações múltiplas e parciais. Interpretação e significância dos coeficientes do modelo de regressão. Outliers multivariados e valores influentes.
3 - Risco relativo e odds ratio. O modelo da regressão logística. Ajustamento do modelo. Interações.
4 - Introdução à análise em componentes principais e à análise factorial. Cálculo das componentes principais. Rotação e interpretação das componentes principais. Regras de paragem.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Zar, J.H. , 1999 , Biostatistical Analysis , Prentice Hall International Editions
Wackerly D. D., Mendenhall W., Scheaffer R. L. , 2002 , Mathematical Statistics with Applications , Duxbury
Pallant J. , 2013 , SPSS Survival Manual: A Step by Step Guide to Data Analysis Using IBM SPSS , McGraw-Hill
Pestana M. H., Gageiro J. N. , 2014 , Análise de Dados para as Ciências Sociais - A Complementaridade do SPSS , Edições Sílabo
Siegel S., Castellan N. J. , 1998 , Nonparametric Statistics for the Behavioral Sciences , McGraw-Hill
Armitage P., Berry G. , 1994 , Statistical Methods in Medical Research , Blackwell Science
Aron A., Aron E., Coups, E. , 2014 , Statistics for Psychology , Pearson Education
Cobb G. W. , 1998 , Introduction to Design and Analysis of Experiments , Springer
Dancey C. P., Reidy J. , 2014 , Statistics without Maths for Psychology , Pearson Education International
Draper N. R., Smith H. , 1998 , Applied Regression Analysis , Wiley
Field A. , 2011 , Discovering Statistics Using SPSS , Cengage Learning
Glantz S.A., Slinker B.K. , 2001 , Primer of Applied Regression and Analysis of Variance , McGraw-Hill
Heiman G. W. , 1996 , Basic Statistics for the Behavioral Sciences , Houghton Mifflin Company
Howell D. C. , 2010 , Statistical Methods for Psychology , Wadsworth Cengage Learning
Marôco J. , 2014 , Análise Estatística com o SPSS Statistics , Report Number
Mendenhall W., Sincich T. , 2003 , A Second Course in Statistics - Regression Analysis , Pearson Education
Montgomery D.C. , 2013 , Design and Analysis of Experiments , Wiley
Mosteller F., Rourke R. E. K. , 1993 , Estatísticas Firmes: Estatísticas Não Paramétricas e Estatísticas Ordinais , Edições Salamandra

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Aulas teóricas expositivas e aulas teórico-práticas com exercícios aplicados, a realizar pelos alunos com recurso a software e alguma intervenção do docente. Avaliação: duas frequências, que consistem numa avaliação de índole teórico-prática sobre a aplicação de uma ou mais técnicas de análise de dados multivariados. Cada frequência contribui com 50% para a nota final.