Disciplina: Drogas e Toxicodependência

Área Científica:

Saúde Mental

HORAS CONTACTO:

20 Horas

NÚMERO DE ECTS:

2 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

Pretende-se provocar um contacto estreito com a clínica das toxicodependências tal como decorre numa consulta hospitalar especializada sendo previamente fornecida informação relevante para a sua compreensão médica e, posteriormente, discutida e integrada com outros saberes. No seminário procura-se mostrar a diversidade de pontos de vista e de aproximações terapêuticas e discutidos artigos relevantes para uma leitura crítica, estimulando uma reflexão aprofundada e a participação ativa dos alunos.

Conteúdos / Programa:

Introdução à clínica das dependências: A carreira do consumo de substâncias desde os fatores de risco iniciais e dos condicionantes psicossociais até aos seus desenlaces mais nocivos, passando pelas fases de abuso, escalada nas doses e no tipo de drogas, policonsumos e estabelecimento da dependência. Caracterização de um estilo de vida dependente.E stratégias terapêuticas. Redução de riscos

Bibliografia / Fontes de Informação:

Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD)

http://www.sicad.pt

National Institute on Drug Abuse (NIDA)

https://www.drugabuse.gov/

Métodos e Critérios de Avaliação:

Avaliação contínua de acordo com os critérios de avaliação aprovados pela FMUL (50%). Avaliação de uma apresentação sobre temáticas da área (50%). A Avaliação compreende uma parte contínua das aulas e a preparação e apresentação em grupo de um tema relacionado com a disciplina. Cada grupo será constituído por 4 elementos, tendo um total máximo de 20 minutos para apresentar o trabalho (20 min. p/grupo)

Regente da Disciplina:

José Maurício da Silva Melim