Disciplina: Estágio de Iniciação Pedagógica em Biologia Molecular da Célula

Área Científica:

Anatomia e Biologia Celular

HORAS CONTACTO:

10 Horas

NÚMERO DE ECTS:

1 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

Melhorar a qualidade da formação dos alunos de Medicina através da participação de alunos mais velhos, como monitores voluntários tutelados, no ensino prático das disciplinas básicas, pré-clínicas e clínicas, semestrais ou anuais, do núcleo curricular obrigatório do Curso de Medicina.

Contribuir para a formação pedagógica e a valorização curricular dos alunos que tenham obtido bom aproveitamento nas disciplinas básicas e pré-clínicas da FML, através da atribuição de créditos formativos contabilizáveis para Curso de Mestrado Integrado em Medicina, ao exercício da actividade optativa de monitor voluntário tutelado daquelas áreas curriculares.

Proporcionar um primeiro contacto com o trabalho lectivo e incentivar o desenvolvimento de vocações futuras neste âmbito.

 

Conteúdos / Programa:

A actividade de iniciação pedagógica como aluno-monitor voluntário compreende a colaboração no ensino das aulas práticas e teórico-práticas e sua preparação, bem como noutros trabalhos de índole pedagógica, nomeadamente a organização de meios audiovisuais de ensino e a participação em actividades formativas em curso na Faculdade, para as quais deverão ser incentivados. Cada aluno-monitor voluntário fica durante todo o período lectivo da Área disciplinar sob a orientação e responsabilidade directa de um tutor que determinará o trabalho a realizar, o seu horário e a sua calendarização.

O cumprimento da actividade de monitor-voluntário requer uma prestação de trabalho pedagógico regular que é variável em função da escolaridade de cada Área disciplinar e que será de pelo menos 30 horas lectivas numa Área disciplinar semestral e 60 horas lectivas numa bissemestral. Cada aluno pode ser monitor voluntário de uma só disciplina em cada período.

 

 

Bibliografia / Fontes de Informação:

Alberts et al., (2023) 6th edition, ESSENTIAL CELL BIOLOGY, Garland Science 

 

Métodos e Critérios de Avaliação:

> Candidaturas

Podem candidatar-se a estas vagas de Estágios de Iniciação Pedagógica como monitor voluntário todos os alunos do curso de Medicina que tenham concluído as disciplinas respectivas e obtido bom aproveitamento na respectiva área disciplinar. 

As candidaturas são apresentadas on-line em período a definir anualmente. 

Número de alunos: a definir por cada disciplina.  

> Critérios de Selecção

Os candidatos serão seleccionados pelos directores ou professores regentes das disciplinas com base nos critérios seguintes: 

     1. Terem tido elevada classificação na Área disciplinar pretendida; 

     2. Terem elevada classificação média no(s) ano(s) anterior(s); 

     3. Outras características pessoais avaliáveis através de uma entrevista com o director ou regente da disciplina.

 > Critérios de Avaliaçao

A actividade de Iniciação Pedagógica como monitor voluntário é objecto de uma avaliação final individual, baseada num relatório que deve ter 2 a 5 páginas A4 a 2 espaços. Este relatório deve compreender pelo menos os seguintes itens: a) objectivos do estágio; b) actividade desempenhada; c) apreciação da mesma. 

 O relatório deverá ser acompanhado de um parecer isento escrito acerca dessa actividade pelo tutor responsável. 

 A avaliação da actividade inclui a discussão pública daquele relatório com o parecer do tutor, por júri constituído pelo director da Unidade ou pelo regente da Área disciplinar e pelo tutor. 

 O resultado da avaliação é quantitativo (0-20v). A aprovação confere a atribuição 1 ECTS por Semestre, quando for caso disso.