Disciplina: Módulo III.II.

Área Científica:

Medicina Preventiva e Ciências Sociais/Ciências Médicas

HORAS CONTACTO:

149 Horas

NÚMERO DE ECTS:

13 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

MÓDULO CONSTITUÍDO POR:

- Medicina Preventiva / Bioestatística

- Estágio de Cuidados de Enfermagem - 2 Semanas 

- Práticas de Saúde na Comunidade I - 10 dias 

 

No final da frequência desta Área Disciplinar, no campo da Medicina Preventiva, os alunos devem: a) Conhecer e compreender o moderno conceito de Saúde e os seus principais fatores determinantes; b) Conhecer e saber utilizar os princípios da Medicina Preventiva; c) Conhecer as principais medidas preventivas, as suas potencialidades e limitações, e compreender a natureza multissectorial da sua implementação; d) Demonstrar compreensão de "risco" em Medicina Preventiva; e) Analisar e discutir os conceitos de risco aplicados aos rastreios; f) Conhecer o Sistema de Saúde em Portugal e na Europa.

No campo da Bioestatística devem: Apreender e utilizar os conceitos básicos da análise de dados, do cálculo de probabilidades, de risco e da inferência estatística, aplicados à Medicina; Saber analisar e interpretar sob forma numérica e gráfica os dados recolhidos e os resultados obtidos pela aplicação dos métodos estatísticos, sem e com o apoio de software estatístico (SPSS ou PSPP).

O Estágio de Enfermagem pretende proporcionar aos futuros médicos e desde o início da sua formação, noções claras e corretas sobre a prestação de cuidados de enfermagem básicos e essenciais ao sucesso da atuação clínica, melhor conhecimento e compreensão das especificidades da Enfermagem e fomento de espírito de equipa, necessário à Medicina moderna.

Com o estágio de Práticas de Saúde na Comunidade, pretende-se dar a conhecer ao aluno o Médico de Família, profissional que em equipa, dá resposta à generalidade dos problemas de saúde apresentados pelo paciente e sua família, bem como a Unidade de Saúde em que se encontra integrado.

Conteúdos / Programa:

Medicina Preventiva - 13 aulas teóricas + 7 aulas TP

Bioestatística:

  • Análise Exploratória de Dados / Estatística Descritiva: Representação gráfica; Medidas de localização e de dispersão; Simetria e curtose.
  • Probabilidades. Sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo, valor preditivo negativo.
  • Variáveis aleatórias. Pares de variáveis aleatórias. Distribuições de probabilidade: discretas (binomial e Poisson) e contínuas (normal e normal standard, t de Student e qui-quadrado). Teorema Limite Central.
  • Prevalência, incidência e mortalidade. Planeamento experimental: estudo coorte, caso-controlo e transversal.
  • Medidas de associação em Epidemiologia. Risco absoluto, risco relativo, razão de chances, risco atribuível.
  • Inferência estatística para dados categorizados.
  • Testes de ajustamento do qui-quadrado, teste de Kolmogorov-Smirnov e teste de Shapiro-Wilk.
  • Estudo de uma amostra: intervalos de confiança e testes para o valor médio e para a variância. Caso particular de proporções.
  • Intervalos de confiança e testes para a igualdade de valores médios de duas ou mais amostras (ANOVA simples e dupla). Comparações múltiplas.
  • Testes não paramétricos.
  • Regressão linear. Medidas de correlação.

 

 

Bibliografia / Fontes de Informação:

Medicina Preventiva:

  • Slides disponibilizados na área da Medicina Preventiva na plataforma de e-learning Moodle.
  • Katz DL, Elmore JG, Wild DMG, Lucan SC. (2014) Jekel?s Epidemiology, Biostatistics, Preventive Medicine and Public Health. 4th ed. Philadelphia: Elsevier. Disponível On-Line com algumas reservas e limitações, mas com vários exemplares em papel nos vários polos da Biblioteca da FMUL.
  • US Preventive Services Task Force. Acessível em https://www.uspreventiveservicestaskforce.org/Page/Name/recommendations

Bioestatística:

  • Daniel, W. W. (2009) Biostatistics: a Foundation for Analysis in the Health Sciences, 9.ª edição, Wiley.
  • Katz, D. L. et al. (2013). Jekel's Epidemiology, Biostatistics, Preventive Medicine, Public Health, 4.ª edição, Saunders.
  • Moore, David S., McCabe, George P., (2007) Introduction to the Practice of Statistics, 4.ª edição, Freeman.
  • Zar, J. H. (1999), Biostatistical Analysis, 4.ª edição, Prentice-Hall.

Métodos e Critérios de Avaliação:

A classificação da componente teórico-prática do Módulo III.II resulta da média aritmética das classificações obtidas em cada um dos elementos de avaliação teórico-prática da Medicina Preventiva (média das notas ensaio sobre a notícia/artigo e poster anteriormente referidas) e da Bioestatística (média das 2 avaliações teórico-práticas intercalares). Esta classificação terá a ponderação de 20% na classificação final

O exame final Teórico é classificado de 0 a 20 valores, sendo eliminatórias (não aprovação no módulo) classificações inferiores a 9,5 valores. A classificação é conjunta e não existem, como tal, mínimos por vertente (Medicina Preventiva ou Bioestatística) de ensino/aprendizagem. O exame tem a ponderação de 80% para a classificação final.

Classificação final = (0,20 x classificação TP) + (0,80 x classificação obtida no exame final). Alunos com classificação inferior a 9,5 valores no exame final ou na avaliação teórico-prática de uma (ou das duas) Áreas Disciplinares reprovam no módulo.

As classificações das diferentes componentes de avaliação (TP e final) serão válidas para os anos seguintes de acordo com os prazos definidos no Regulamento Pedagógico em vigor (esta norma apenas se aplica a alunos que tenham obtido a frequência mínima de 2/3 das aulas TP da respetiva vertente). 

Estágio de Cuidados de Enfermagem - O horário do estágio de enfermagem é no período da manhã, com o mínimo de 4h diárias (se o aluno fizer mais de 4h/diárias, não lhe será permitido reduzir o tempo de estágio). O número limite de faltas é de 2. A classificação deste estágio é considerada: Aprovado ou Não Avaliado; Para que a avaliação seja válida, as folhas de avaliação devem ter o carimbo do serviço e assinatura do Enfermeiro(a) orientador. A folha de avaliação entregue não pode ter rasuras.

Práticas de Saúde na ComunidadeA avaliação da aprendizagem far-se-á através da elaboração de um trabalho escrito individual, de reflexão, subordinado ao tema: O que é ser Médico de Família numa Unidade de Saúde. O Estágio prevê um tempo letivo de 52 horas, distribuídas livremente pelas duas semanas, em horário a acordar com o Tutor. A assiduidade será registada na Ficha de Estágio, sendo que, de acordo com o Regime de frequência e de faltas (artigo 9.º do Regulamento Pedagógico do Mestrado Integrado em Medicina da FMUL) é obrigatório o cumprimento de um mínimo de 2/3 (35 horas) do tempo letivo previsto, condição sem a qual não será possível obter aprovação. O Trabalho Escrito deve ser analisado e classificado pelo Tutor. A Avaliação Final do Estágio é expressa em Aprovado ou Não Aprovado.