Disciplina: Módulo IV.I.
Área Científica:
Ciências Patológicas e de Diagnóstico
HORAS CONTACTO:
60 Horas
NÚMERO DE ECTS:
7,5 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
Objectivos Educacionais:
1. Conhecer e compreender os princípios básicos das doenças (causas, mecanismos, respostas, lesões);
2. Estar capacitado para observar, interpretar e fazer a integração clínica dos eventos celulares e moleculares responsáveis pelos diferentes tipos de patologias;
3. Compreender as bases da patologia do sistema imunitário;
4. Utilizar com apropriação o vocabulário específico da denominação das lesões e das doenças, conhecendo o seu significado;
5. Evidenciar capacidades de aprendizagem e de comunicação oral e escrita.
Conteúdos / Programa:
- Alterações adquiridas de diferenciação celular
- Lesão celular: mecanismos e padões
- Necrose: mecanismos e tipos morfológicos
- Reparação tecidular: regeneração, cicatrização e fibrose
- Perturbações de metabolismos
- Pigmentos intra- e extracelulares
- Inflamação aguda: agentes mecanismos e expressões morfológicas
- Inflamação crónica: agentes, mecanismos e expressões morfológicas
- Edema, hiperémia, congestão, hemorragia
- Trombose e embolismo: tipos e características
- Enfarte: aspectos morfológicos, evolução
- Aneurismas: tipos e características
- Vasculites: tipos comuns
- Epidemiologia e etiologia das doenças neoplásicas
- Biopatologia celular e molecular do cancro
- Condições pré-neoplásica e lesões pré-neoplásicas
- Princípio da classificação das neoplasias
- Progressão e generalização tumoral
- Bases imunológicas das doenças autoimunes
- Bases imunológicas das doenças de hiperplasia e alergia
- Biopatologia da rejeição de enxerto e de tumores
- Princípio de oncoimunologia
- Imunoterapia do cancro
Bibliografia / Fontes de Informação:
Kumar, V., Abbas, A., & Aster, J.C. (2017). Robbins and Cotran Pathologic Basis of Disease (10th edition). Elsevier/Saunders.
Abbas A. (2011). Cellular and Mulecular Immunology (7th edition). Saunders/Elsevier.
Métodos e Critérios de Avaliação:
- Preparação prévia das aulas e participação activa na discussão dos casos anátomo-clínicos = 2,5 valores
- Exercícios propostos pela docente = 1,5 valores
- Preparação e participação na aula teórico-prática de formato "Jounal Club" = 1 valor
- Preparação e participação nas aulas teórico-práticas de formato "Seminário" = 2 valores