Disciplina: Módulo IV.I.

Área Científica:

Ciências Patológicas e de Diagnóstico

HORAS CONTACTO:

60 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

Objectivos Educacionais: 

1. Conhecer e compreender os princípios básicos das doenças (causas, mecanismos, respostas, lesões);

2. Estar capacitado para observar, interpretar e fazer a integração clínica dos eventos celulares e moleculares responsáveis pelos diferentes tipos de patologias;

3. Compreender as bases da patologia do sistema imunitário;

4. Utilizar com apropriação o vocabulário específico da denominação das lesões e das doenças, conhecendo o seu significado;

5. Evidenciar capacidades de aprendizagem e de comunicação oral e escrita.

Conteúdos / Programa:


- Alterações adquiridas de diferenciação celular

- Lesão celular: mecanismos e padões

- Necrose: mecanismos e tipos morfológicos

- Reparação tecidular: regeneração, cicatrização e fibrose

- Perturbações de metabolismos

- Pigmentos intra- e extracelulares

- Inflamação aguda: agentes mecanismos e expressões morfológicas

- Inflamação crónica: agentes, mecanismos e expressões morfológicas

- Edema, hiperémia, congestão, hemorragia

- Trombose e embolismo: tipos e características

- Enfarte: aspectos morfológicos, evolução

- Aneurismas: tipos e características

- Vasculites: tipos comuns

- Epidemiologia e etiologia das doenças neoplásicas

- Biopatologia celular e molecular do cancro

- Condições pré-neoplásica e lesões pré-neoplásicas

- Princípio da classificação das neoplasias

- Progressão e generalização tumoral

- Bases imunológicas das doenças autoimunes

- Bases imunológicas das doenças de hiperplasia e alergia

- Biopatologia da rejeição de enxerto e de tumores

- Princípio de oncoimunologia

- Imunoterapia do cancro

 

Bibliografia / Fontes de Informação:

Kumar, V., Abbas, A., & Aster, J.C. (2017). Robbins and Cotran Pathologic Basis of Disease (10th edition). Elsevier/Saunders.

Abbas A. (2011). Cellular and Mulecular Immunology (7th edition). Saunders/Elsevier.

Métodos e Critérios de Avaliação:

- Preparação prévia das aulas e participação activa na discussão dos casos anátomo-clínicos = 2,5 valores

- Exercícios propostos pela docente = 1,5 valores

- Preparação e participação na aula teórico-prática de formato "Jounal Club" = 1 valor

- Preparação e participação nas aulas teórico-práticas de formato "Seminário" = 2 valores