Disciplina: Tronco Comum III b) Introdução à Medicina da Criança

Área Científica:

Pediatria

HORAS CONTACTO:

34 Horas

NÚMERO DE ECTS:

4 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

Objectivos Gerais

O propósito da Área Disciplinar IMC é proporcionar precocemente, no Mestrado Integrado em Medicina, o contacto com as particularidades da Criança, com ênfase na sua avaliação normal, desenvolvimento, crescimento, nutrição e saúde.
Esta UC tem como objetivo permitir que os estudantes de medicina se sintam à vontade para interagir com crianças e jovens, estejam cientes da amplitude do desenvolvimento normal da criança e do jovem e sejam capazes de detetar precocemente e intervir nos casos de desvios da normalidade.

Para atingir estes objetivos a UC explora:
1. as determinantes internas e externas da saúde da criança, incluindo a pediatria social e a criança no Mundo, de forma a incentivar o papel na defesa da saúde infantil;
2. as diferenças fisiológicas e anatómicas, particularmente nos primeiros anos de vida e nas épocas de transição, como a adolescência, e o impacto que têm na saúde do adulto;
3. o conhecimento na avaliação crítica dos programas de saúde infantil e de conteúdos relacionados com a disciplina com impacto na saúde da criança.


O conhecimento, o desenvolvimento de competências e de atitudes apropriadas em saúde infantil, trará aos alunos do MIM uma base sólida para proporcionar cuidados em saúde infantil
competentes, dentro e fora da pediatria.
As metas e os objetivos da IMC são alcançados através de aulas teóricas e aulas teórico-práticas que proporcionam aprendizagem baseada em análise de programas e problemas, e igualmente através de aprendizagem independente. O objetivo é que esta disciplina pré-clínica proporcione o conhecimento para as disciplinas de Pediatria, nos anos clínicos.

 

Conteúdos / Programa:

CONTEUDOS PROGRAMATICOS

Os conteúdos programáticos incluem o conhecimento das determinantes da saúde da criança em Portugal e no Mundo:

» Etapas e idades chave de saúde infantil em função das condicionantes etárias e condicionantes bio-psico-sociais;
» Indicadores de Saúde Infantil e do Adolescente;
» Aspetos básicos do crescimento somático da Criança (nature-nurture);
» Especificidades biológicas e fisiológicas da Criança (evolução somática e do neurodesenvolvimento; fisiologia da adaptação ao exercício físico, sono);
» Estratégias específicas à instituição de planos de alimentação da criança;
» Diferenças anatómicas e fisiológicas de órgãos e sistemas e diferenças nas respostas adaptativas, incluindo em saúde mental;
» Diferenças da farmacocinética nos primeiros anos de vida em comparação com o adulto e estratégias para a prescrição de antibióticos;
» Influência de fatores ambientais em janelas biológicas de suscetibilidade, com particular referência ao tabagismo e outras exposições ambientais;
» Determinantes da saúde da Criança e do Jovem, em Portugal e no Mundo;
» Evolução histórica dos Direitos da Criança;
» Fatores de risco e de proteção biológicos e sociais na Criança, na família e na comunidade e
construir estratégias de abordagem, em janelas especiais de risco (primeiros anos de vida e adolescência), e em fatores específicos (p.ex. acidentes) como paradigma da interdisciplinaridade;
» Conceito de vulnerabilidade do neurodesenvolvimento em diversos cenários e formular estratégias de comunicação e intervenção (comportamentos limítrofes, doença crónica, deficiência);
» Modelos de comunicação com a Criança, o Adolescente e a Família;
» Ética e deontologia;
» Estratégias de comunicação com a criança e com a família em diferentes ambientes;
» Individualidade própria da criança em crescimento, incluindo crianças com necessidades especiais.

 

Bibliografia / Fontes de Informação:

BIBLIOGRAFIA GERAL ACONSELHADA

» Convenção dos Direitos da Criança

» Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil
» Programa Nacional de Vacinação
» Carta da Criança Hospitalizada
» Objetivos de sustentabilidade das Nações Unidas: https://www.un.org/sustainabledevelopment/
» Programa Nacional do Diagnóstico Precoce: http://www.diagnosticoprecoce.org
» Guião da IMC
» Tom Lissauer, Will Carroll. Illustrated Textbook of Paediatrics. SIXTH EDITION. Copyright: © 2022, Elsevier Limited. All rights reserved. ISBN: 978-0-7020-8180-4 978-0-7020-8181-  (disponivel na Biblioteca on-line da FMUL; com acesso aos alunos do MIM na UMa atravez da VPN)
 Documentação associada a cada aula teórica
[bibliografia específica colocada no Moodle da disciplina]

Métodos e Critérios de Avaliação:

A avaliação final da aprendizagem incidirá nas seguintes componentes obrigatórias:


A: Prova de Avaliação Teórico-Prática (realizadas nas últimas aulas Teórico-Práticas):
    o Avaliação de cenários aleatórios com demonstração de   competências face a uma criança, adolescente ou Pais ou Cuidadores (sublinhar princípios relacionados com conteúdos apresentados nas aulas teórico-práticas, capacidade para executar pequenas ações na colheita de história ou do exame físico da criança);
    o Para a aprovação na disciplina é obrigatório a obtenção do mínimo de 9,5 valores.


B: Prova de Avaliação Teórica (realizada no final do período letivo):
  
    o Para a aprovação na disciplina é obrigatório obter um mínimo 9,5 valores;