Disciplina: Métodos de Investigação

Área Científica:

Design

HORAS CONTACTO:

32 Horas

NÚMERO DE ECTS:

5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Adquirir conhecimentos sobre a investigação em design. Desenvolver competências de leitura e de redação científica. Explorar práticas de leitura e de reflexão crítica. Desenvolver competências de geração de ideias através da investigação. Elaborar um relatório teórico sobre a investigação em design realizada durante o semestre.

Conteúdos / Programa:

1 - Introdução à teoria dos processos de design; Abordagens à investigação em design; Métodos de recolha de informação; Técnicas de análise e de síntese da informação.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Blessing, L. T. M. and A. Chakrabarti , 2009 , DRM, a Design Research Methodology. , Springer
Brown, T , 2010 , Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. , Elsevier
Blackler, A., Swann, L., Chamorro-Koc, M., Mohotti, W. A., Balasubramaniam, T., & Nayak, R. , 2021 , Can We Define Design? ,
Clark, H., & Brody, D. , 2009 , Design Studies: A Reader (Illustrated ed.). , Berg Publishers
Cross, N. , 2001 , Designerly Ways of Knowing: Design Discipline Versus Design Science. , Design Issues
Jones, J. C., Dilnot, C., & Staszowski, E. , 2021 , Designing Designing ,
Koberg, D., & Bagnall, J. , 1995 , The Universal Traveller: A Guide to Creativity, Problem Solving & the Process of Reaching Goals (Revised ed.). Crisp Publications. , Crips Publication

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Esta UC adota o Modelo de Avaliação 'B'. A disciplina será composta por duas componentes principais de avaliação: relatório sobre a investigação realizada durante o semestre (50%) e apresentação oral de um powerpoint (50%) . Sendo de natureza teórico prática espera-se que os alunos apliquem regularmente ferramentas e técnicas laboratoriais e que criem evidências para o desenvolvimento do seu projeto de investigação. Durante as diversas fases do projeto, espera-se que os alunos apresentem progressos e demonstrem autonomia. Os alunos serão avaliados pelas capacidades teórica de leitura de textos, de síntese, de redação científica e geração de ideias.