Disciplina: Design Estúdio Avançado - Produto

Área Científica:

Design

HORAS CONTACTO:

48 Horas

NÚMERO DE ECTS:

8 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Desenvolver conhecimento avançado sobre o desenvolvimento de um projeto em design de produtos.
2 - Desenvolver conhecimento avançado sobre modelos e processos de projetação em design de produtos.
3 - Dominar ferramentas avançadas de criação de soluções de design.
4 - Desenvolver competências de prototipagem e de produção em design.

Conteúdos / Programa:

1 - O Design de produtos: definições, metodologias e âmbito.
2 - Métodos e ferramentas do design de produtos.
3 - O desenvolvimento de um projeto avançado em design de produtos.
4 - A prototipagem e a produção de produtos.
5 - O desenvolvimento do projeto e das especificações dos produtos.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Benyus, J. , 1998 , Biomimicry: Innovation Inspired by Nature , Harper Collins
Bonsiepe, G. , 1992 , Teoria e Prática do Design Industrial. , CPD - Centro Português de Design.
Hudson, J. , 2008 , Process 50 product designs from concept to manufacture , Laurence king publishing
Hughes, P. , 2015 , Exhibition Design: An Introduction (2nd ed.) , Laurence King Publishing.
Maldonado, T. , 1991 , Design Industrial , Edições 70
Mau, B. , 2004 , Massive Change , Phaidon
Papanek, V. , 2019 , Design for the Real World (3rd ed.) , Thames & Hudson
Pilloton, E. , 2009 , Design Revolution: 100 Products That Are Changing People?s Lives , Thames & Hudson.
Thompson, R. , 2011 , The Manufacturing Guide - Prototyping and Low-volume Production , Thames & Hudson.
Walker, S. , 2006 , Sustainable by Design. Explorations in Theory and Practice , Earthscan

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Esta UC adota o Modelo de Avaliação C. A disciplina será composta por duas componentes principais de avaliação: avaliação contínua (20%) e a prática do projeto em design (80%). A avaliacão da prática do projeto (80%) é subdividida em partes (máximo 3) correspondentes ás fases do projeto e conforme Regulamento da avaliação da aprendizagem da Universidade da Madeira. Sendo de natureza mais prática, espera-se que os alunos apliquem regularmente ferramentas e técnicas laboratoriais e que criem evidências para o desenvolvimento dos seus projetos. Durante as diversas fases do projeto, espera-se que os alunos apresentem progressos e demonstrem autonomia. Os alunos serão avaliados pelas capacidades de perceção, desenho, composição, modelação e de comunicação.