Disciplina: Oficina

Área Científica:

Engenharia

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

10 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Gerar conhecimentos através do desenvolvimento de um projeto oficinal.
2 - Desenvolver conhecimentos sobre a criação e construção em design no contexto da oficina
3 - Explorar ferramentas de criação através dos materiais e das tecnologias.
4 - Explorar as conexões entre a engenharia e o design através de tecnologias informáticas interativas.
5 - Desenvolver competências para identificar oportunidades de um design para a produção.
6 - Desenvolver um prototipo.

Conteúdos / Programa:

1 - O design e os materiais.
2 - A Seleção de equipamentos e de processos tecnológicos adequados.
3 - A criação em oficina: corte, dobragem, moldagem, assemblagem e pintura.
4 - A indústria 4.0.
5 - A prototipagem rápida.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Alesina, I., & Lupton, E. , 2010 , Exploring materials: creative design for everyday objects. , Architectural Press
Ashby, M. F., & Johnson, K. , 2010 , Materials and design: the art and science of material selection in product design (2ª ed.). , Butterworth-Heinemann
Anderson, C. , 2012 , Makers - The New Industrial Revolution. , Crown Business
Guidot, R. , 2006 , Industrial design techniques and materials. , Flammarion
Hudson, J. , 2008 , Process 50 product designs from concept to manufacture , Laurence king publishing

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Esta UC adota o Modelo de avaliação C. A disciplina será composta por duas componentes principais de avaliação: avaliação contínua (20%) e a prática do projeto em design para a prototipagem (80%). A avaliação da prática do projeto (80%) é subdividida em partes (máximo 3) correspondentes às fases do projeto e conforme Regulamento da avaliação da aprendizagem da Universidade da Madeira. Sendo de natureza mais prática, espera-se que os alunos apliquem regularmente ferramentas e técnicas laboratoriais e que criem evidências para o desenvolvimento dos seus projetos. Durante as diversas fases do projeto, espera-se que os alunos apresentem progressos e demonstrem autonomia. Os alunos serão avaliados pelas capacidades de perceção, desenho, composição, modelação e comunicação.