Disciplina: Projeto II

Área Científica:

Variável

HORAS CONTACTO:

210 Horas

NÚMERO DE ECTS:

30 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Permitir a mobilização dos conhecimentos e capacidades adquiridas na resolução de problemas teóricos ou práticos e a situações reais em contexto de investigação ou profissional.
2 - Realizar um trabalho de investigação, e apresentar os resultados do mesmo sob a forma de dissertação.
3 - Conceber e elaborar um projeto de desenvolvimento numas das temáticas e/ou áreas científicas do ciclo de estudo, e apresentar o respetivo dossier de implementação.
4 - Aplicar os conhecimentos e competências adquiridas em situações reais em contexto profissional (estágio) e apresentar o trabalho desenvolvido sob a forma de relatório final.

Conteúdos / Programa:

1 - Definição do tema e elaboração plano do trabalho da tese, projecto ou estágio.
2 - Implementação do plano de trabalho.
3 - Aplicação das metodologias necessárias à execução do plano.
4 - Pesquisa, execução e recolha de dados e informação relacionada.
5 - Análise e tratamento dados e informação relevante.
6 - Pesquisa e elaboração da tese/ projecto/ ou relatório final
7 - Defesa e avaliação final

Bibliografia / Fontes de Informação:

G. Brunoir, J. Jiggins, R. Gallardo Cobos, O. Schmid , 2009 , New Challenges for Agricultural Research: Climate change, food security, rural development, agricultural knowledge systems. , Luxembourg, Directorate-General for Research Biotechnologie
M.S. Felix, I. Smith , 2019 , A Practical Guide to Dissertation and Thesis Writing , Cambridge Scholars Publishin
E. R. Girden , 2001 , Evaluating Research Articles: From Start to Finish, , Sage, London.
UNDP (United Nations Development Programme) , 1995 , Agroecology: Creating the Synergism for a Sustainable Agriculture. , New York: UNDP.

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As metodologias de ensino e aprendizagem estão articuladas com o modelo pedagógico do ciclo de estudos pois foram estruturadas de acordo, com o principio de 100% dos ECTS em formação à distância (210 h de contacto). Para atingir os objetivos e executar os conteúdos programáticos as horas de contacto distribuídas em 130 h assíncronas (OT), 80 h síncronas (OE). A metodologia de aprendizagem privilegia o trabalho autónomo, com a máxima autonomia do aluno estimulando a aplicação dos conhecimentos e competências adquiridas a problemas teórico ou práticas, promovendo a pesquisa e a reflexão critica por parte destes. O trabalho será orientado, através de tutoriais realizadas de forma síncrona ou assíncrona de interação entre os orientadores e o mestrando. A avaliação tem um carater misto, contínua e periódica, dependendo os critérios e momentos de avaliação da tipologia do trabalho final do mestrado.