Disciplina: Métodos de Investigação

Área Científica:

Biologia

HORAS CONTACTO:

32 Horas

NÚMERO DE ECTS:

3 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1. - Esta unidade curricular (UC) tem como objectivo geral e principal, o desenvolvimento de competências de suporte aos trabalhos no âmbito de uma dissertação, resultante de um trabalho de investigação na área das ciências biológicas. O aluno deverá integrar não só a estrutura de um projecto de investigação, como os valores éticos (e.g. plagiarismo) e bioéticos (origem de amostras biológicas, Nagoya, CITES, Directiva n.º 86/609/CEE, etc.), a estrutura de uma publicação científica, normas de publicação, bem como ser capaz de pesquisar bases de dados científicas, entre outros aspectos relacionados com investigação e publicação em ciências biológicas.

Conteúdos / Programa:

1 - Breve história da ciência e evolução do método científico. Investigação aplicada e fundamental.
2 - Formulação de hipóteses, teste de hipóteses e delineamento experimental.
3 - Pesquisa em Bases de Dados científicas, incluindo também metodologias de pesquisa bibliográfica. Web of Science, Journal of Citation Reports, PubMed, Zoological Record, GenBank, KewRecords, IPNI, etc.
4 - Valores éticos (e.g. plagiarismo) e bioéticos (origem de amostras biológicas, Nagoya, CITES, Diretiva n.º 86/609/CEE, etc.).
5 - Crítica e análise de literatura científica.
6 - Formas de preparar e redigir artigos. Índices. Referências e citações. Objectos gráficos, tabelas e figuras. Normas de publicação.
7 - Metodologias para a divulgação de trabalho científico.
8 - Ferramentas para a elaboração de um projecto de investigação. (1) Tema e hipótese associada; (2) Estado da Arte; (3) Métodos, Cronograma e tarefas associadas; (4) Resultados esperados.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Ecco, H , Como se faz uma tese em Ciências Sociais e Humanas , Editorial Presença
Kuhn, T. , 1970 , A Estrutura das Revoluções Científicas , S. Paulo: Editorial Perspectiva
MURRAY, R. , 2009 , How to write a Thesis , Berkshire : Open University Press
ROBERT, A. , 1998 , How to write & publish a scientific paper , Cambridge University Press
M. Hamid , 2013 , How to Write a Research Proposal and a Thesis: A Manual for Students and Researchers , Creative
Pickstone, J. , 2000 , Ways of Knowing: A New History of Science, Technology, and Medicine ,
Shapin, S. , 1998 , The Scientific Revolution ,
Gill, C., Whitmarsh, T. & Wilkins, J. , 2012 , Galen and the World of Knowledge ,
Holmes, G., Moody, P., Dine, D. & Trueman, L. , 2017 , Research Methods for the Biosciences , Oxford University Press

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Aulas teóricas: aulas expositivas, onde os aspectos históricos bem como conceitos fundamentais são considerados, nomeadamente a evolução do método científico e a formulação de hipóteses. Aulas teórico-práticas: serão abordados com recurso a meios informáticos estudos de caso e textos/artigos, sendo promovida a sua análise crítica através de uma discussão orientada. Nestas aulas serão também propostos temas de pesquisa bibliográfica e promovida a consulta de bases de dados. Seminários: apresentação de temas com recurso a diferentes meios promovendo competências na apresentação de resultados e divulgação científica. Avaliação: 1 teste (50%), um trabalho de grupo com relatório e apresentação (25 +25 %).