Disciplina: Ecologia das Comunidades

Área Científica:

Biologia

HORAS CONTACTO:

60 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Aprofundar os conceitos e áreas específicas da ecologia das comunidades com base nos distintos habitats terrestres e marinhos, com especial ênfase para os existentes na Madeira.
2 - Pretende-se que o aluno adquira uma compreensão clara para as condicionantes ecológicas, evolutivas e biogeográficas dos distintos habitats, em especial no que se refere ao meio insular.

Conteúdos / Programa:

1 - Oceanografia (Oceanografia física, química e biológica, Cadeias tróficas marinhas, Necton, mar profundo, Habitats costeiros, Bentos, Estuários, Mangais e recifes, Biologia dos peixes e pesca, domínio oceânico e predadores de topo marinhos)
2 - Ecologia da Vegetação (Tipos fisionómicos de Raunkiaer, Naturalidade, raridade de Rabinowitz, plantas invasoras, ordenamento e conservação, fitossociologia e paisagem, história da paisagem)
3 - Tipos peculiares de habitats (dulceaquícolas, alta montanha, cavernícolas)
4 - Ecologia dos animais das ilhas (definição de ilha, tipos de ilhas, hotspots de biodiversidade, Endemicidade, como chegam os indivíduos, dispersão versus vicariância, biogeografia Insular - área e número de espécies, Teoria de equilíbrio de MacArthur & Wilson, modelos alternativos, espécies invasoras, conceito de comunidade desarmónica, adaptação às ilhas).
5 - Evolução e especiação em ilhas ( os casos da radiação adaptativa e não-adaptativa. O que é e a sua importância nas ilhas).

Bibliografia / Fontes de Informação:

CARLQUIST, S. , 1974 , Island Biology. , Columbia University Press.
GORMAN, M , 1979 , Island Ecology , Chapman and Hall
NYBAKKEN, J. W. & BERTNESS, M.D , 2004 , MARINE BIOLOGY. An Ecological Approach. 6th ed. , Addison Wesley Longman
BEGON, M.; TOWNSEND, C. & HARPER, J. , 2006 , Ecology. From Individuals to Ecosystems , Blackwell Publishing
BERTNESS, M.; GAINES, S. & HAY, M. , 2001 , Marine community ecology , Sinauer Associates
CAPELO, J. et al. , 2007 , Biologia e ecologia das florestas das ilhas In: Silva, J. ed. "Árvores e Florestas de Portugal". , Público, FLAD,
CASTRO, P. & HUBER, M. , 2012 , Marine Biology , Harper & Row
COX, C.; MOORE, P. & LADLE, R. , 2016 , Biogeography. An Ecological and Evolutionary approach , John Wiley & Sons Ltd
DUVIGNEAUD, P. , 1974 , A Síntese Ecológica , Lisboa: Socicultur
SEQUEIRA, M.; JARDIM, R. & CAPELO, J. 2007 , 2007 , A Chegada dos portugueses às ilhas. In: Silva, J. ed. "Árvores e Florestas de Portugal". , Público, FLAD,
WHITTAKER, R. & FERNÁNDEZ-PALACIOS, J. , 2007 , Island Biogeography , Oxford University Press

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Os conteúdos programáticos são abordados em forma de sessões teóricas, seminários, e de trabalho de campo, em todos os casos as sessões teóricas precedem as aulas de outras tipologias. Nas aulas de campo serão consideradas metodologias para a análise de comunidades e os alunos tomarão conhecimento "in loco" das principais comunidades da Ilha da Madeira. Nos seminários serão abordados estudos de caso e poderão existir conferências de oradores convidados. A avaliação baseia-se em duas frequências (cada uma 30%) e na apresentação de um seminário (40%) realizado em grupos de três alunos.