Disciplina: Toxicologia

Área Científica:

Biologia

HORAS CONTACTO:

80 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Analisar do ponto de vista bioquímico os mecanismos de interação dos agentes tóxicos com os sistemas biológicos e as manifestações tóxicas que decorrem dessa interação.
2 - Conhecer as áreas de atuação da Toxicologia.

Conteúdos / Programa:

1 - Introdução à disciplina
1.1 - Apresentação do programa, avaliação e bibliografa recomendada
2 - Conceito e princípios gerais de Toxicologia
3 - Avaliação do risco toxicológico
4 - Relação Dose-Resposta
5 - Disposição de Tóxicos
6 - Toxicocinética. Absorção, Distribuição e Eliminação de tóxicos
6.1 - Biotransformação de Xenobióticos
6.2 - Reações de Fase I e de Fase II
6.3 - Indução e Inibição do metabolismo dos xenobióticos
7 - Mecanismos de toxicidade. Mecanismos de reparação molecular, celular e tecidual
8 - Efeitos tóxicos ou embriotóxicos e efeitos teratogénicos. Mutagénese. Carcinogénese
9 - Biomarcadores em Toxicologia. Biomarcadores de exposição e/ou efeito; na avaliação do risco e biomarcadores de contaminação ambiental
10 - Áreas de atuação da Toxicologia

Bibliografia / Fontes de Informação:

D.K. Curtis, J.B. Watkins. , 2004 , Essentials of Toxicology , McGraw-Hill
J. B. Leikin, F.P. Paloucek , 2001 , Poisoning and Toxicology Handbook , Lexi-Comp
J.A. Timbrell , 2002 , Introduction to Toxicology , Taylor & Francis
a designar , Artigos científicos na área da Toxicologia ,

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
O processo de ensino/aprendizagem incide essencialmente no trabalho autónomo, apoiado na pesquisa autónoma. As teórico-práticas baseiam-se nos métodos expositivo interpretativo, dialogado e interrogativo, com recurso ao powerpoint, culminando com a resolução de exercícios e problemas de índole toxicocinética O SEMINÁRIO complementa a teórico-prática, onde o aluno apresenta um problema de toxicocinética descrito num artigo científico, explicando-o com base nos conhecimentos adquiridos. A aquisição de conhecimentos e competências é avaliada segundo os critérios: A - Classificação da Frequência (50%); B - Observação de Competências: Seminário (50%) onde se observa e avalia com 1 (Mau) 2 (Suficiente) 3 (Médio) 4 (Bom) 5 (Muito Bom): Se comunica corretamente conhecimentos; As conclusões retiradas; A argumentação na discussão; A sua intervenção na nos restantes temas. A nota final resulta da média aritmética das notas da Frequência e do Seminário. Nota mínima para cada parte: 9,5 valores.

Regente da Disciplina:

Irene Gomes Câmara Camacho