Disciplina: Seminário I

Área Científica:

Bioquímica

HORAS CONTACTO:

72 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Contacto com um leque variado de trabalhos científicos (e com os cientistas envolvidos nesses trabalhos) na área da Bioquímica (ou em áreas de interface desta com as outras ciências) por forma a compreender a abrangência desta ciência.
2 - Desenvolvimento de capacidades de comunicação científica (escrita e oral).
3 - Desenvolvimento do espírito crítico e espírito de curiosidade.
4 - Compreensão da necessidade de agir de forma responsável e eticamente correcta na vida académica e profissional.

Conteúdos / Programa:

1 - Participação em seminários ministrados por cientistas a trabalhar na área da Bioquímica ou em áreas de interface desta com as demais ciências.
2 - Temas a abordar/trabalhar nas aulas teórico-práticas: a) Documentação científica (tipo, acesso, publicação); b) Redacção de relatórios/artigos científicos (organização, apresentação dos dados, referência a outros trabalhos); c) Ética em ciência (particularmente, em aspectos relacionados com a Bioquímica; d) Apresentação/discussão oral de um artigo científico à escolha do estudante; e) Apresentação/discussão oral de uma monografia na área da Bioquímica ou em áreas de interface desta com as demais ciências (realizada pelo aluno).

Bibliografia / Fontes de Informação:

- , - ,

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A avaliação nesta unidade curricular assenta, fundamentalmente, no trabalho autónomo desenvolvido pelo aluno, sendo feita através:
a) Da elaboração de uma monografia (feita individualmente) escrita na forma de artigo científico (máx.125.000 caracteres, incluindo espaços). Inclui uma apresentação oral (15min de apresentação + 15min de discussão). O peso deste elemento de avaliação para a nota final é de 50%.

b) Da apresentação oral e discussão de um artigo científico (trabalho individual) (15min de apresentação + 15min de discussão). O peso deste elemento de avaliação para a nota final é de 30%

c) Das intervenções no decorrer das aulas teórico-práticas e de seminário (individual). O peso deste elemento de avaliação para a nota final é de 20%

Notas: É necessário ter uma classificação mínima de 9,5 valores em cada elemento de avaliação. Na ausência de informação referente à alínea c) (por falta de assiduidade do aluno), será dada uma nota de 9,5 valores nesse componente da avaliação.