Disciplina: Práticas Laboratoriais de Diagnóstico

Área Científica:

Bioquímica

HORAS CONTACTO:

80 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Permitir o contato com diversas componentes laboratoriais de diagnóstico 2) Fornecer uma visão integrada do funcionamento dum laboratório de análises e metodologias utilizadas 3) Adquirir conhecimentos e competências na análise de produtos biológicos, a nível de parâmetros bioquímicos, enzimológicos e microbiológicos. Conhecer os requisitos dum laboratório, incluindo o controle de qualidade. Apreender técnicas de avaliação (química e microbiológica) da qualidade da água. Apreender técnicas de extração/separação de componentes bioquímicos de alimentos, bem como na deteção e isolamento de bioindicadores. Apreender técnicas de análise diagnóstica fitossanitária (virológicas, micológicas,..) e sua importância na prevenção da disseminação de doenças/pragas. Desenvolver conhecimentos nas áreas de diagnóstico básicas, de planeamento, execução e análise de resultados. Adquirir perícia no trabalho laboratorial, autonomia e espírito crítico. Capacidade de trabalhar em equipa.

Conteúdos / Programa:

1 - Módulo 1: Microbiologia da Àgua

Bibliografia / Fontes de Informação:

Jacobs, D. S., Oxley, D. K., & DeMott, W. R. , 2001 , Jacobs & DeMott laboratory test handbook: With key word index , Hudson (Cleveland), OH: Lexi-Comp.
Beckett, G., Walker, S., Era, P. & Ashby, P. , 2010 , Clinical Biochemistry. , 8th Ed., Blackwell Publishing.
Marshall, W., Bangert, S.K & Lapsley, M. , 2012 , Clinical Chemistry , 7th Ed. Mosby Ltd.
Reis, C.H., Alçada, M.N.M.P. & Azevedo, I. , 2002 , Práticas de Bioquímica para as Ciências da Saúde , LIDEL-Edições Técnicas, Lda. Lisboa-Porto-Coimbra.

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
O processo de ensino/aprendizagem é focado no desenvolvimento de competências práticas/laboratoriais específicas necessárias ao exercício profissional futuro. Os alunos estagiam em contexto real de trabalho em laboratórios com capacidade técnica nas valências de Análises Clínicas e de Saúde Pública: Bioquímica; Microbiologia; Fitossanidade; Análise de Águas e Alimentos. As aulas teóricas são expositivas-dialogadas apoiadas em apresentações informatizadas e no quadro. As aulas incidem ainda na análise e discussão de artigos científicos, sobre técnicas ou processos desenvolvidos na prática. Estagiam em 4 laboratórios da RAM 3 dos quais fora da Universidade realizando no final de cada módulo um miniteste elaborado pelos tutores dos laboratório. A avaliação é contínua envolvendo fatores como participação, interesse, conhecimentos sobre as técnicas e métodos utilizados, e a avaliação dos minitestes. Cada módulo pesa 25% na avaliação final. São recuperáveis na época de recurso.

Regente da Disciplina:

Graça Maria Pereira da Costa