Disciplina: Práticas de Investigação Científica

Área Científica:

Química

HORAS CONTACTO:

80 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - OBJECTIVOS DA APRENDIZAGEM: -Permitir um primeiro contacto com a investigação científica. -Aplicação dos conhecimentos adquiridos e das capacidades desenvolvidas (durante a formação anterior) à resolução de problemas científicos/tecnológicos. -Desenvolvimento de capacidades de trabalho em equipa e de trabalhar no sentido de concretizar objectivos pré-estipulados.
2 - CONHECIMENTOS, APTIDÕES E COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR PELO ESTUDANTE: -Dependem do estágio (na área científica da Química/Bioquímica ou na interface desta com as demais ciências). -Desenvolvimento da capacidade de trabalhar de forma autónoma. -Desenvolvimento de espírito crítico. Aplicação de conhecimentos adquiridos a situações novas. -Desenvolvimento a nível do desempenho laboratorial. -Procurar e interpretar dados/informação científica. -Desenhar estratégias de estudo/experimentais, interpretar resultados e comunicar esses resultados de forma escrita e oral.

Conteúdos / Programa:

1 - Esta unidade curricular compreende a realização de um estágio científico supervisionado nas áreas científicas da Química/Bioquímica ou na interface destas com as demais ciências.

Bibliografia / Fontes de Informação:

- , O aluno é responsável por fazer uma pesquisa bibliográfica sobre o tema em que está a trabalhar. ,

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
O ensino assenta, sobretudo, na prática laboratorial. As actividades científicas poderão decorrer fora da UMa (em hospitais, laboratórios, centros de investigação, indústrias, etc.). Avaliação da UC: a) Relatório de Actividades de Estágio (50% da avaliação global da disciplina) apresentado de forma escrita e oral; avaliação perante júri de três elementos (o coordenador da unidade curricular, o supervisor do estágio, e um professor da Universidade da Madeira, preferencialmente, com experiência no tema do estágio); b) Avaliação contínua do desempenho e atitudes do estagiário no decorrer do estágio, mediante informação do orientador (50% da avaliação global). Aprovação à disciplina: obtenção de 9,5 valores (num total de 20) em cada uma das componentes de avaliação. Não é possível repetir o estágio em época de recurso.

Regente da Disciplina:

Helena Maria Pires Gaspar Tomás