Disciplina: Sociologia das Organizações Educativas

Área Científica:

Educação

HORAS CONTACTO:

27 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Reconhecer as organizações enquanto sistemas sociais e identificar as suas tipologias e características.
2 - Conhecer as dinâmicas e os actores das organizações, a sua matriz formal e informal bem como as suas funções: latentes e manifestas.
3 - Reconhecer a existência e a importância da cultura organizacional, bem como as suas características, níveis, tipos e dinâmicas de difusão.
4 - Reconhecer e caracterizar a diversidade de fontes e formas de poder nas organizações.
5 - Reconhecer o impacto da globalização nas Organizações Sociais, bem como a responsabilidade social daí emergente.
6 - Desenvolver uma actuação concertada face às especificidades dos contextos educativos, implementando medidas e criando soluções adequadas.

Conteúdos / Programa:

1 - A sociedade e as organizações 1.1. Conceito de organização e tipos de organizações 1.2. As organizações como agentes sociais e sistemas de ação
2 - As estruturas sociais das organizações 2.1. A organização enquanto sistema social: dinâmicas e atores 2.2. Aspetos formais e informais, 2.3. Funções latentes e manifestas
3 - A Cultura organizacional 3.1. Concetualização de cultura organizacional, suas características e importância 3.2. Níveis e tipos de cultura organizacional 3.3. Formação e difusão da cultura organizacional
4 - A organização como sistema político e administrativo 4.1. Concetualização de Poder 4.2. Poder: caraterísticas e recursos 4.3. Poder vs controle, 4.4. Fontes e formas de poder;
5 - Novas Formas de Organizacão Social 5.1. A Sociedade em rede 5.2. A Globalizacão e as novas formas de identidade cultural 5.3. O ambiente organizacional e a responsabilidade social

Bibliografia / Fontes de Informação:

F. Chorão , 1992 , Cultura Organizacional. Um Paradigma de Análise da Realidade Escolar . , GEP
L. C. Lima , 2006 , Concepções de escola: para uma hermenêutica organizacional. In L. C. Lima (Org.), Compreender a escola. Perspectivas de análise organizacional . , Asa
A. Nóvoa , 1995 , As Organizações Escolares em Análise. , IIE, Dom Quixote
R. Dias , 2008 , Sociologia das Organizações , Editora Atlas
L. C. Lima , 1997 , Sociologia das organizações educativas. , Universidade do Minho
G. Morgan , 2006 , Imagens da organização , Atlas
L.C. Lima (Org.) , 2011 , Perspectivas de Análise Organizacional das Escolas. , Fundação Manuel Leão
J. A. Costa, , 1996 , Políticas e Gestão Local da Educação , Universidade de Aveiro
H. Mintzberg , 1996 , Estrutura e Dinâmica das Organizações , Círculo de Leitores

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As aulas, essencialmente práticas, envolvem os alunos na interpretação, síntese e análise de documentos que permitem apreender e consolidar os conteúdos programáticos. As análises interpretativas constituem momentos de debate que visam um bom desenvolvimento das capacidades de expressão comunicativa e argumentativa (oral e escrita), assim como de análise crítica, sustentada pelos conhecimentos adquiridos bem como a respectiva aplicação a diferentes contextos organizacionais. Daqui decorre um momento de avaliação individual onde cada aluno demonstra a capacidade de aplicar os conteúdos a situações e contextos organizacionais. Esta avaliação efetua-se mediante a realização de um trabalho escrito com a ponderação de 50%, a respetiva apresentação oral, com a ponderação de 25%, bem como um debate oral (25%). Em caso de avaliação inferior a 9,5 valores, os alunos poderão realizar um exame de recurso, com a ponderação de 100%