Disciplina: Projeto de Investigação em Administração Educacional

Área Científica:

Educação

HORAS CONTACTO:

50 Horas

NÚMERO DE ECTS:

12 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Na sequência da UC de Investigação em Educação, pretende-se que o estudante seja agora capaz de elaborar o seu projeto de investigação mais focado na área da administração educacional, com reforço de ECTS. Ele terá de:
1.1 - Discutir criticamente os paradigmas contemporâneos na construção do conhecimento científico em administração educacional;
1.2 - Formular claramente o problema, as questões e os objetivos da sua investigação;
1.3 - Ampliar e organizar conhecimentos avançados em metodologias de investigação adequadas a estudos no domínio científico da administração educacional;
1.4 - Aprofundar conhecimentos acerca das técnicas de recolha e análise de dados;
1.5 - Analisar criticamente projetos de investigação em administração educacional;
1.6 - Pesquisar, organizar e analisar informação científica necessária para o projeto de investigação;
1.7 - Defender publicamente o projeto de investigação.

Conteúdos / Programa:

1 - Paradigmas de investigação em confronto ou em conciliação, tendo em conta o objeto de estudo em Administração Educacional;
2 - Campo, objeto, e problema de investigação;
3 - Objetivos e questões ou hipóteses de investigação, de acordo com o quadro teórico de referência da área de especialidade do mestrado;
4 - Metodologias de investigação mais específicas da área científica disciplinar de administração educacional: survey; grounded theory; histórias de vida; estudo comparativo; estudo de caso múltiplo; investigação-ação, etc.;
5 - Técnicas específicas de recolha e análise de dados na investigação em Administração Educacional;
6 - Questões epistemológicas, interdisciplinares e éticas que se colocam à investigação em Ciências da Educação e em particular na Administração Educacional.

Bibliografia / Fontes de Informação:

A. Sousa , 2005 , Investigação em educação , Livros Horizonte
J. Bell , 2003 , Como realizar um projecto de investigação: Um guia para a pesquisa em ciências sociais e da educação , Gradiva
L. Lima , 2011 , Administração escolar: Estudos , Porto Editora
R Bogdan, S Biklen , 2003 , Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. , Porto Editora
H ECO , 2003 , Como se faz uma tese em Ciências Humanas , Presença
Lunenburg, F. C. & Irby, B. J , 2008 , Writing a Successful Thesis or Dissertation: Tips and Strategies for Students in the Social and Behavioral Sciences , Thousand Oaks: Corwin
J. Creswell , 2007 , Qualitative Inquiry & Research Design. Choosing Among Five Approaches , Thousand Oaks: Sage
M. Bray, B. Adamson & M. Mason (Ed.) , 2007 , Comparative Education Research. Approaches and Methods , Springer

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Esta UC pressupõe uma participação ativa dos alunos na procura, interpretação e aplicação da informação científica recolhida. Esperando-se que os alunos desenvolvam processos graduais de autonomia na conceção e projeção de investigações científicas relevantes, é-lhes proporcionado o contacto com diversos projetos de investigação na área da administração educacional, constantes dos acervos do CIE-UMa e de outras IES, bem como a sua integração na comunidade científica de referência do curso. A avaliação incide na análise e discussão crítica do projeto de dissertação, perante um júri de 3 docentes, com a ponderação de 70% para a qualidade científica do projeto, patente na pertinência e originalidade do tema, sistematização da informação teórica, opções e rigor do quadro metodológico e respetiva articulação com o quadro teórico e o desenvolvimento da investigação, e rigor da escrita académica. A qualidade da apresentação e defesa oral do projeto terá a ponderação de 30%.