Disciplina: Empreendedorismo

Área Científica:

Gestão

HORAS CONTACTO:

77 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Apresentar, analisar e discutir as diferentes definições sobre a temática do empreendedorismo. Compreender a evolução do empreendedorismo como área de investigação. Caracterizar o empreendedor. Avaliar a importância do ambiente empreendedor. Caracterizar a atividade empreendedora em Portugal. Compreender os vários elementos que compõem o processo empreendedor. Desenvolver a capacidade de análise e espírito crítico ao nível da investigação em empreendedorismo. Incentivar o aluno na procura, identificação e avaliação de oportunidades de negócio. Desenvolver competências na elaboração e apresentação de um plano de negócios.

Conteúdos / Programa:

1 - Empreendedorismo
2 - Empreendedor
3 - Atividade Empreendedora
4 - Processo Empreendedor
5 - Mitos em Empreendedorismo
6 - Empreendedorismo e Inovação
7 - Desenvolver a ideia de negócio
8 - O plano de negócios
9 - O pitch e o modelo de apresentação final

Bibliografia / Fontes de Informação:

'S' Sarkar , 2007 , Empreendedorismo e Inovação , Escolar Editora
Osterwalder, A. and Pigneur, Y. , 2010 , Business Model Canvas , John Wiley and Sons: New Jersey
Bruyat, C & Julien, P , 2001 , Defining the field of research in entrepreneurship ,
Gartner, W. , 2001 , Is There an Elephant in Entrepreneurship? Blind Assumptions in Theory Development ,
Gartner, W. , 1989 , Who is an Entrepreneur?' Is the Wrong Question. ,
Gartner, W. , 1985 , Conceptual Framework for Describing the Phenomenon of New Venture Creation ,
Gnyawali, D. and Fogel, D. , 1994 , Environments for Entrepreneurship Development: Key Dimensions and Research Implications. ,
Shane, S. and Venkataraman, S , 2000 , The Promise of Entrepreneurship as a Field of Research , The Academy of Management Review
Wiklund, J., Davidsson, P., Audretsch, D. & Karlsson, C. , 2011 , The future of entrepreneurship research. ,
Bygrave, W. , 2010 , The Entrepreneurial Process , John Wiley & Sons, Inc.
Schumpeter, J. , 1942 , Capitalism, Socialism and Democracy. , Allen & Unwin: .
Kirzner, I. , 1973 , Competition and Entrepreneurship , University of Chicago Press

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Os conteúdos programáticos são abordados em aulas teóricas (onde se analisa e discute os princípios teóricos do programa) e teórico-práticas (através de aulas interativas, fomentadas pela intensa e valiosa participação dos alunos, sendo utilizados teaching cases elaborados por escolas de renome internacional ao nível do ensino em Empreendedorismo, nomeadamente, o Babson College). A avaliação é composta por dois elementos: um teste escrito (50%) e um trabalho prático em grupo (50%), ambos com nota mínima de 7,00 valores. Na época de recurso/especial ou de melhoria, os critérios de avaliação mantêm-se, sendo dada a oportunidade ao aluno de recuperar ou melhorar somente a nota do teste escrito.