Disciplina: Ambientes Não-Formais de Aprendizagem

Área Científica:

Educação

HORAS CONTACTO:

27 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Entendendo que o público­alvo é constituído por professores, educadores sociais, gestores educacionais, outros profissionais interessados no aprofundamento de questões de educação, esta unidade curricular pretende que sejam capazes do seguinte: Compreender as diferenças entre ambientes não formais e formais de aprendizagem;
2 - Compreender a natureza da aprendizagem informal;
3 - Compreender a aprendizagem como um fenómeno cultural;
4 - Compreender as relações entre aprendizagem, autonomia e empoderamento;
5 - Compreender o conceito de aprendizagem situada;
6 - Compreender o conceito de aprendizagem ao longo da vida;
7 - Identificar e descrever ambientes não formais e o seu potencial de promoção da aprendizagem;
8 - Relacionar os conceitos de aprendizagem informal e de educação permanente;
9 - Relacionar os conceitos de aprendizagem informal e de educação informal;
10 - Perspetivar os ambientes não formais como inspiradores do redesenho dos ambientes formais.

Conteúdos / Programa:

1 - Ambientes sociais de aprendizagem;
2 - Aprendizagem informal;
3 - Fundamentos culturais da aprendizagem;
4 - A aprendizagem como fenómeno secundário da interação social;
5 - Aprendizagem autónoma e empoderamento do aprendiz;
6 - Aprendizagem situada, na perspetiva de Lave e Wenger;
7 - Aprendizagem ao longo da vida (lifelong learning);
8 - Ambientes não formais de aprendizagem: família, associações culturais e/ou desportivas; ONG; organizações de voluntariado, etc.;
9 - Os ambientes não formais como inspiradores dos ambientes formais de aprendizagem;
10 - Ambientes de aprendizagem informais e educação permanente (relatório Faure);
11 - Educação formal e não formal.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Lave, J. e Wenger, E. , 1991 , Situated learning: Legitimate peripheral participation , Cambridge USA: Cambridge University Press
McDermott R., Snyder W. M. & Wenger E. , 2002 , Cultivating Communities of Practice , Boston: Harvard Business School Press
Batsleer J. R. , 2008 , Informal Learning in Youth Work , London: Sage
Faure, E. , 1974 , Aprender a ser , Lisboa: Bertrand
Cross, J , 2007 , Informal Learning ­ Rediscovering the Natural Pathways That Inspire Innovation and Performance , San Francisco: Pfeiffer
Garrick, J , 1998 , Informal Learning in the Workplace ­ Unmasking human resource development , London: Routledge
Li, J. , 2012 , Cultural Foundations of Learning ­ east and west , Cambridge: Cambridge University Press
Richardson, L. D & Wolfe M , 2001 , Principles and Practice of Informal Education ­ Learning through life , Oxon: Routledge Falmer
Rogers, A. , 2005 , Non­Formal Education ­ Flexible Schooling or Participatory Education? , Hong Kong: Kluwer Academic Publishers

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Inicialmente, são expostos os vários conceitos-­chave da unidade curricular, com apoio multimédia, textos breves e discussões em grupo e plenário. Numa fase seguinte, os alunos são convidados a identificar e visitar ambientes não formais de aprendizagem, sobre os quais apresentarão relatórios sucintos, com suporte na bibliografia recomendada. Além da participação nas atividades referidas, os alunos devem apresentar um trabalho individual escrito em forma de artigo académico, como treino necessário para a posterior elaboração da dissertação.