Disciplina: Projeto de Investigação em Inovação Pedagógica

Área Científica:

Educação

HORAS CONTACTO:

51 Horas

NÚMERO DE ECTS:

12 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Identificar o problema e o local da investigação.
2 - Selecionar o paradigma, método e instrumentos adequados à resolução do problema de investigação.
3 - Definir os objetivos da investigação.
4 - Discutir a fundamentação epistemológica do método selecionado.
5 - Planear a investigação e as componentes e as fases da construção do respetivo relatório.
6 - Apresentar publicamente o projeto

Conteúdos / Programa:

1 - O problema de investigação em inovação pedagógica.
2 - Processos pedagógicos e paradigmas de investigação.
3 - Métodos e instrumentos de recolha de dados adequados à investigação em inovação pedagógica.
4 - Procedimentos qualitativos e quantitativos de recolha e análise dados.
5 - Questões epistemológicas externas e internas e éticas que se colocam à Investigação em inovação pedagógica.
6 - O cronograma da investigação.
7 - Apresentação e discussão dos projetos.

Bibliografia / Fontes de Informação:

. , Esta UC partilha a bibliografia de consulta utilizada na unidade curricular de Investigação em Educação, do primeiro semestre, acrescida da seguinte ,
Correia, J., e Stoer, S , 1995 , Investigação em educação em Portugal: esboço de uma análise crítica, em Bártolo Campos (org.), A Investigação Educacional em Portugal, , Lisboa, Instituto de Inovação Educacional
Eco, U. , 2007 , Como se faz uma tese em ciências humanas , Lisboa: Editorial Presença
Fino, C. N , 2011 , Investigação e inovação (em educação). In Fino, C. N. & Sousa, J. M. Pesquisar para mudar (a educação) , ). Funchal: Universidade da Madeira - CIE-UMa.
Lunenburg, F. C. & Irby, B. J , 2008 , Writing a Successful Thesis or Dissertation: Tips and Strategies for Students in the Social and Behavioral Sciences , Thousand Oaks: Corwin
Oliveira, L. Pereira, A. Santiago, R , 2004 , Investigação em educação: abordagens conceptuais e práticas , Porto: Porto Editora

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Esperando-se que os mestrandos desenvolvam processos graduais de autonomia no estudo dos aspetos teóricos e metodológicos da investigação em inovação pedagógica, as aulas organizam-se com exposições, leituras e seminários para discussão de questões teóricas e metodológicas. A orientação ocorre em pequeno grupo ou individualmente ao longo das diferentes fases de elaboração do projeto de investigação. A avaliação incide sobre a qualidade da participação nas aulas (30%) e na redação e apresentação do projeto (70%).