Disciplina: Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Área Científica:

Educação

HORAS CONTACTO:

27 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Entendendo que o público ­alvo é constituído por professores, educadores sociais, gestores educacionais, outros profissionais interessados no aprofundamento de questões de educação, esta unidade curricular pretende que sejam capazes do seguinte: Conceituar ambiente virtual de aprendizagem;
2 - Reconhecer a importância da utilização de TIC como ferramentas de aprendizagem;
3 - Compreender o papel que a exploração de TIC pode desempenhar na inovação pedagógica;
4 - Entender os ambientes virtuais (suportados por TIC) como contextos de aprendizagem;
5 - Analisar os ambientes virtuais de aprendizagem à luz do conceito de micromundo de Papert;
6 - Relacionar a exploração de ambientes virtuais de aprendizagem com o construcionismo;
7 - Relacionar o uso de TIC com a criação de ambientes virtuais caracterizados por motivação intrínseca e aprendizagem significativa e autorregulada;
8 - Desenvolver critérios para a avaliação de ambientes virtuais de aprendizagem.

Conteúdos / Programa:

1 - Ambientes virtuais de aprendizagem: conceito e características;
2 - Ambientes virtuais de ensino e ambientes virtuais de aprendizagem;
3 - Tecnologias digitais, ambientes virtuais de aprendizagem e inovação pedagógica;
4 - Micromundos e suas características: motivação, aprendizagem significativa e autorregulação;
5 - Construcionismo, ambientes virtuais e micromundos;
6 - Exploração de exemplos de ambientes virtuais que são também micromundos: Logo e variantes; Lego Mindstorms, etc.
7 - Definição de critérios para a avaliação de ambientes virtuais de aprendizagem

Bibliografia / Fontes de Informação:

Aukrust, V. G. , Learning and Cognition in Education , Oxford: Elsevier
Gee, J. P. , Situated Language and Learning ­ A critique of traditional schooling , New York and London: Routledge
Christensen, C., Horn, M. & Johnson, C , Disrupting Class ­ How Disruptive Innovation Will Change the Way the World Learns , New York: McGraw­Hill
Jonassen, D. H. , Handbook of Research on Educational Communications and Technology ­ Second Edition , New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, Inc
Jonassen, D. H. , Learning to Solve Problems A Handbook for Designing Problem­Solving Learning Environments , New York: Routledge
McDermott R., Snyder W. M. & Wenger E. , Cultivating Communities of Practice , Boston: Harvard Business School Press
Papert S. , Logo: computadores e educação , S. Paulo: Editora Brasiliense
Papert, S. , The children´s machine: Rethinking schools in the age of computer , New York: Basic Books

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A unidade curricular fundamenta­se em grande medida nos autores e nas ideias estudadas na unidade curricular de Tecnologia e Pedagogia Construtivista, requerendo também uma vasta reconceptualização das teorias que fundamentam a ação pedagógica. Coloca igualmente a questão da incorporação de tecnologia como elemento central da discussão, sendo necessário inventariar as principais implicações dessa incorporação, incluindo as falsas expectativas, os becos sem saída e as condições em que a tecnologia pode ser utensílio de inovação pedagógica. Espera­-se dos formandos autonomia e participação, nomeadamente ajudando a construir e fundamentar os critérios de avaliação que possam ser aplicados aos contextos virtuais de aprendizagem suportados pelas TIC. A avaliação incide na redação de um trabalho individual escrito com o formato de um artigo científico, destinado à definição fundamentada de critérios de avaliação e sua aplicação a um determinado contexto virtual de aprendizagem.