Disciplina: Projecto

Área Científica:

Turismo/Gestão

HORAS CONTACTO:

10 Horas

NÚMERO DE ECTS:

9 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Ter uma perspectiva melhor e abrangente das actividades ecoturísticas.
2 - Integrar-se e desenvolver trabalho em empresas/instituições que realizem actividades nas áreas científicas do curso.
3 - Elaborar e executar um projecto na (s) área (s) do curso.
4 - Conduzir pesquisa de forma autónoma.
5 - Aplicar as competências e conhecimentos adquiridos na resolução de problemas práticos; Integrar e aplicar os conhecimentos adquiridos.
6 - Adquirir ou melhorar a capacidade de iniciativa e decisão.
7 - Atingir um nível de competência razoável nas áreas de planeamento e organização de processos, assim como competências de comunicação e de comportamento organizacional

Conteúdos / Programa:

1 - Os conteúdos dependem do estágio mas basicamente, o projeto sob a forma de "Estágio supervisionado", inclui as seguintes fases:
1.1. - Integração, adaptação e conhecimento da empresa/Instituição.
1.2. - Integração numa equipa de trabalho.
1.3 - Desenvolvimento e elaboração do projecto nas áreas do Ecoturismo, com orientação do tutor da empresa e do orientador na Universidade.
1.4 - Realização de trabalho.
1.5 - Preparação e elaboração do relatório.

Bibliografia / Fontes de Informação:

N.a. depende do estágio e da empresa , N.a. depende do estágio e da empresa ,

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A Unidade Curricular Projecto funciona como um "Estágio Supervisionado", com um orientador na UMa e um tutor na empresa e constitui de facto um projecto, aplicado e integrado, a realizar numa unidade hoteleira/empresa/instituição reconhecida na área do Ecoturismo e Turismo Sustentável. Entre a Universidade da Madeira e a empresa/instituição é realizado um protocolo O estágio é avaliado pelo responsável pela UC (na Universidade), mediante análise do relatório apresentado pelo aluno (50%), e parecer de docente da área científico dominante do projeto e proposta de classificação enviada pelo responsável da entidade onde se realizou o estágio (50%). No relatório devem constar os seguintes pontos: 1. Descrição e enquadramento da empresa e do sector. 2. Metodologia adotada na estruturação do projeto de estágio e do relatório. 3. Objetivos do Estágio. 4. Descrição das actividades desenvolvidas e tarefas cumpridas. 5. Definição das competências a atingir. 6. Apreciação crítica dos resultados