Disciplina: Projeto de Investigação-Ação

Área Científica:

Área Educacional Geral

HORAS CONTACTO:

38 Horas

NÚMERO DE ECTS:

4 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

São objetivos desta disciplina:

a) Conhecer os paradigmas da investigação em educação.

b) Compreender as questões epistemológicas e éticas que se colocam à investigação em educação.

e) Conhecer modalidades e instrumentos de investigação em educação, e em específico à investigação-ação.

d) Elaborar de um projeto de investigação-ação centrado numa problematização da prática pedagógica.

Conteúdos / Programa:

A - Fundamentos da Investigação-Ação em Educação

1- Principais paradigmas da investigação em educação e respetivas metodologias.

2 - Metodologias qualitativas: Abordagem geral

3 - Investigação-ação, investigação narrativa e suas relações com a etnografia da educação.

4 - A construção do problema: teoria e questões na investigação-ação.

5 ? Recolha e análise de dados qualitativos (categorias, critérios e interpretação de resultados).

6 - Questões de validade, fidedignidade e generalização.

7 - Questões éticas da investigação ? ação em educação.

B - Desenvolvimento de um Projeto de Investigação Ação

Bibliografia / Fontes de Informação:

Bogdan, R. e Biklen, S. (1994). A Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora.

Esteves, L. (2008). Visão Panorâmica da Investigação-Ação. Porto: Porto Editora

Pereira, G., Kot-Kotecki França. A., Brazão, P., & Fraga, N. (2017). A Prática Pedagógica na Formação Inicial de Professores da Universidade da Madeira: A Construção Contextualizada do Currículo. In Conference proceedings do III Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares. Universidade da Cabo Verde, 6 e 7 de Julho. ISSN 2527-0702.

Sousa, A. (2005). Investigação em educação. Lisboa: Livros Horizonte.

Spodek, B. (org). (2002). Manual de investigação em educação de infância. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Métodos e Critérios de Avaliação:

Critérios para a avaliação do projeto de investigação-ação

A - Apresentação Oral do Trabalho (50%)

A1 - Concisão da comunicação - Cumprimento do tempo (10 min)

( 3 valores)

A2 - Qualidade do conteúdo da comunicação (17 valores)

1 - Enquadramento do problema

Descrição sumária do problema

( 2 valores)

2 - Questões desta investigação-ação

Apresentação da(s) questão(ões) inicial(ais) desta investigação.

( 2 valores)

3 - Revisão preliminar para este estudo

Descrição sumária dos principais pontos de revisão da literatura sobre o assunto.

( 3 valores)

4 - Estratégias de intervenção

Descrição sumária das estratégias e os processos de intervenção.

( 3 valores)

5 - Metodologia da investigação-ação

Apresentação sumária da fundamentação metodológica da investigação-ação.

( 2 valores)

6 - Técnicas e instrumentos de recolha de dados

Descrição das técnicas e instrumentos de recolha dos dados.

( 2 valores)

7 - Método de análise de dados

Descrição sumária como irá tratar os dados recolhidos.

( 2 valores)

8 - Fases do projeto

Apresentação do cronograma com a distribuição do tempo para esta investigação-ação

( 1 valor)

 

B - Trabalho Escrito (50%)

1 - Estrutura do trabalho - presença de componentes do projeto ( 1 valor)

2 - Enquadramento do problema ( 2 valores)

2 - Questões desta investigação-ação

Questões iniciais desta investigação. ( 2 valores)

3 - Revisão preliminar para este estudo

Principais pontos de revisão da literatura sobre o assunto. ( 3 valores)

4 - Estratégias de intervenção

Estratégias e os processos de intervenção. ( 3 valores)

5 - Metodologia da investigação-ação

Fundamentação metodológica da investigação-ação.( 2 valores)

- 5.1 - Técnicas e instrumentos de recolha de dados

Descrição das técnicas e instrumentos de recolha dos dados. ( 2 valores)

- 5.2 - Método de análise de dados

Forma como irá tratar os dados recolhidos. ( 2 valores)

6  Fases do projeto

Distribuição do tempo nesta investigação-ação (cronograma) ( 1 valor)

7 - Bibliografia

Bibliografia a utilizar. ( 2 valores)