Disciplina: Projeto de Investigação-Ação

Área Científica:

Área Educacional Geral

HORAS CONTACTO:

38 Horas

NÚMERO DE ECTS:

4 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Conhecer os paradigmas da investigação em educação.
2 - Compreender as questões epistemológicas e éticas que se colocam à investigação em educação.
3 - Conhecer modalidades e instrumentos de investigação em educação, e em específico à investigação-ação.
4 - Elaborar de um projeto de investigação-ação centrado numa problematização da prática pedagógica.

Conteúdos / Programa:

1 - Fundamentos da Investigação-Ação em Educação
2 - Principais paradigmas da investigação em educação e respetivas metodologias.
3 - Metodologias qualitativas: Abordagem geral
4 - Investigação-ação, investigação narrativa e suas relações com a etnografia da educação.
5 - A construção do problema: teoria e questões na investigação-ação.
6 - Recolha e análise de dados qualitativos (categorias, critérios e interpretação de resultados).
7 - Questões de validade, fidedignidade e generalização.
8 - Questões éticas da investigação ? ação em educação.
9 - Desenvolvimento de um Projeto de Investigação Ação

Bibliografia / Fontes de Informação:

A. Sousa , 2005 , Investigação em educação , Livros Horizonte
Fino, C. N , 2011 , Investigação e inovação (em educação). In Fino, C. N. & Sousa, J. M. Pesquisar para mudar (a educação) , ). Funchal: Universidade da Madeira - CIE-UMa.
Bogdan, R. e Biklen , 1994 , A Investigação Qualitativa em Educação , Porto Editora.
Esteves, L. , 208 , Visão Panorâmica da Investigação­Ação. , Porto Editora.
Spodek, B. (org). , 2002 , Manual de investigação em educação de infância. , Fundação Calouste Gulbenkian.

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
É esperado que os mestrandos desenvolvam processos graduais de autonomia no estudo dos aspetos teóricos e metodológicos da investigação­ação em educação. As aulas organizam­se com exposições, leituras e seminários para discussão dos conteúdos teóricos e metodológicos. A orientação tutorial ocorre em pequeno grupo ou individualmente ao longo das diferentes fases de elaboração do projeto de investigação­ação. A avaliação incide 50% sobre a redação de um projeto individual de investigação e 50 % para a apresentação do mesmo projeto.