Disciplina: Contextos de Aprendizagem na Educação de Infância

Área Científica:

Didáticas Específicas

HORAS CONTACTO:

60 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

 

  1. Conhecer, compreendendo, as problemáticas educativas, sociais e individuais associadas às práticas de EI;
  2. Identificar e contribuir para a construção de práticas pedagógicas de qualidade  na EI;
  3. Conhecer as possibilidades de organização e gestão dos espaços, dos materiais e dos tempos na EI, promotores de desenvolvimento e aprendizagens ativas e significativas.
  4. Garantir uma consciencialização da criança como agente ativo e fundamental na coconstrução de contextos de desenvolvimento e aprendizagem.
  5.  Identificar e privilegiar a qualidade nas práticas pedagógicas e nas interações com as crianças e demais comunidade educativa.
  6. Acompanhar, avaliando, os processos de desenvolvimento e aprendizagem das crianças associados à ação pedagógica.

São, ainda, objetivos desta UC que os mestrandos desenvolvam competências e saberes que lhes permitam:

  1. Serem utilizadores informados e criteriosos de investigação educacional, designadamente na área das metodologias de práticas pedagógicas em EI;
  2. Intervir reflexivamente sobre o universo da EI. 

Conteúdos / Programa:

A Unidade Curricular (UC) de Contextos de Aprendizagem na Educação de Infância (CAEI) surge no 1.º Semestre do 1.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e pretende estar articulada com os contextos de Educação de Infância em desenvolvimento na UC de Prática Pedagógica I. Nesse sentido, o programa desta UC foi gizado de forma a ser transversal aos diversos contextos de Educação de Infância (EI), e apelar à participação ativa dos estudantes, enquanto construtores de conhecimento, através de uma abordagem teórica e prática, designadamente na análise reflexiva de práticas de EI sustentadas em linhas pedagógicas de desenvolvimento e aprendizagem (co)construídas em contexto. Implicaremos ainda os mestrandos na aprendizagem colaborativa de modo a que possam desencadear mudanças com vista à melhoria da qualidade da EI, imbuídos no sentido do dever público de educar, tendo como referenciais teóricos a produção científica nesta área, os resultados de investigações empíricas e, ainda, a sistematização de aprendizagens académicas adquiridas nas diversas áreas disciplinares do curso.

Nesta Unidade Curricular privilegiaremos roteiros de orientação pedagógica que visem o bem-estar,  o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças na EI. Assim sendo, é necessário adquirir competências específicas nesta área onde se incluem práticas pedagógicas que, à luz das perspetivas teóricas atuais, são consideradas de cariz socio-construtivista. Visamos assim uma iniciação progressivamente autónoma e responsável à docência no domínio da EI. Nesse sentido, a intervenção dos mestrandos deverá ser sempre articulada entre as conceções teóricas da pedagogia e da aprendizagem e a análise reflexiva dos aspetos metodológicos decorrentes de práticas situadas num tempo e espaço que é histórico, cultural, social e político, mas também individual promotor de uma identidade profissional.

Em suma, pretende-se com esta UC promover junto dos mestrandos uma abordagem à prática pedagógica na EI sustentada numa progressiva atitude reflexiva, colaborativa, autónoma e identitária, necessariamente imbuída de crenças e valores, de forma a permitir o desenvolvimento de competências profissionais fundamentais que permitam optar, conscientemente, por práticas contextualizadas de qualidade com as quais se identificam, enquanto futuros docentes.

Bibliografia / Fontes de Informação:

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Métodos e Critérios de Avaliação:

Trabalho realizado pelo(s) estudante(s)

Critérios de avaliação

Critérios de classificação

1-Poster académico

Expressão escrita e fundamentação teórico prática.

50%

2- Apresentação oral

Expressão oral e domínio dos conteúdos.

20%

3- Trabalhos autónomos

Domínio dos conteúdos estudados do ponto de vista teórico em articulação com evidências da prática pedagógica contextualizada.

30%