Disciplina: Relatório da Prática Pedagógica

Área Científica:

Prática de Ensino Supervisionada

HORAS CONTACTO:

100 Horas

NÚMERO DE ECTS:

8 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 Mobilizar conhecimentos teóricos para fundamentar a prática pedagógica desenvolvida em cada uma das valências do estágio: Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico;
2 Desenvolver atitudes de reflexão crítica e de questionamento face às experiências observadas e vivenciadas em situação de estágio;
3 Utilizar técnicas de análise e interpretação dos dados recolhidos nos contextos de estágio;
4 Sistematizar os pressupostos teóricos e metodológicos que sustentaram a ação pedagógica;
5 Efetuar retrospeções reflexivas, conciliando alguns dos aspetos mais significativos da prática pedagógica.

Conteúdos / Programa:

1 Fundamentos teóricos e metodológicos que fundamentaram a prática pedagógica desenvolvida em cada uma das valências do estágio: Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico;
2 Desenvolvimento de temáticas emergentes das situações vivenciadas na prática pedagógica;
3 Técnicas de análise e interpretação dos dados recolhidos;
4 Projetos de investigação-ação;
5 Discurso retrospetivo e reflexivo acerca da prática pedagógica.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Esteves, L. (2008). Visão Panorâmica da Investigação-Ação. Porto: Porto Editora.
LOPES, J.; SILVA, H. S. (2010). O professor faz a diferença. Na aprendizagem dos alunos. Na realização escolar dos alunos. No sucesso dos alunos. Lisboa: Lidel - Edições Técnicas Lda.
MOREIRA, M. A. (2005). Aprendizagem Significativa Critica. Porto Alegre: Instituto de Física, UFRGS.
Oliveira-Formosinho, J. (2007). Modelos curriculares para a educação de infância (3ª edição actualizada ed.). Porto: Porto Editora.
Sousa, A. (2005). Investigação em educação. Lisboa: Livros Horizonte.
Vasconcelos, T. (2009). A educação de infância no cruzamento de fronteiras. Lisboa: Texto Editores.

Métodos e Critérios de Avaliação:

Orientação tutorial em pequeno grupo e individual ao longo das diferentes fases de elaboração do relatório;
Trabalho autónomo dos estudantes na utilização dos mecanismos de pesquisa, seleção e tratamento de informação recolhida, assim como na construção de um discurso reflexivo e sistematizado na forma de um relatório científico.
A avaliação decorre de uma prova pública (apresentação e relatório escrito) cuja classificação final tem uma ponderação de 50% que fará média com  a nota obtida na prática pedagógica.