Disciplina: Hidráulica Fluvial e Marítima

Área Científica:

Engenharia Civil

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

O1 - Capacitar o estudante para uma atuação profissional qualificada, estratégica e mediadora relativa à hidráulica fluvial e marítima.
O2 - Compreender e simular o funcionamento do escoamento em regime permanente, e os seus parâmetros associados.
O3 - Capacitar o estudante de competências para conceber, analisar e dimensionar aproveitamentos hidráulicos e hidroagrícolas, bem como obras marítimas e estruturas portuárias, integrando as dimensões de sustentabilidade.
O4 - Avaliar, quantificar e monitorizar as erosões localizadas, bem como a erosão costeira, tendo em consideração o enquadramento legislativo aplicável.
O5 - Simular processos hidrodinâmicos e morfodinâmicos nas águas das zonas costeiras.

Conteúdos / Programa:

C1 - Introdução: Hidráulica Fluvial.
C1.1 - Escoamento em Regime Permanente.
C1.2 - Aproveitamentos Hidráulicos e Hidroagrícolas.
C1.3 - Erosões Localizadas.
C2 - Introdução: Hidráulica Marítima.
C2.1 - Obras Marítimas e Estruturas Portuárias.
C2.2 - Erosão Costeira ? Estudo de Impacto Ambiental e Medidas de Minimização.
C2.3 - Formulação Matemática da Hidrodinâmica e do Transporte de Escalares em Zonas Costeiras.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Schierecck, G. J. , 2001 , Introduction to bed, bank and shore protection. , Delft University Press.
Lousada, S.A.N., Gonçalves, R.. , 2019 , Metodologias de Determinação de Alturas de Onda. Dimensionamento de Obras Marítimas. , Novas Edições Acadêmicas
Sérgio António Neves Lousada; António Acácio Ramos dos Santos , 2020 , Metodologias, Execução e Fiscalização de Obras Marítimas Portuárias. Aplicação a Casos de Estudo da Região Autónoma da Madeira (RAM). , Novas Edições Acadêmicas
Sérgio António Neves Lousada; João Zacarias de França Neves , 2020 , Quebramares Portugueses (Madeira e Porto Santo). Inventário e Análise Comparativa de Soluções. , Novas Edições Acadêmicas
Nur Md. Sayeed Hassan; Sérgio António Neves Lousada , 2020 , New Innovations in Engineering Education and Naval Engineering. , IntechOpen
Lousada, S. , 2020 , Criação de uma praia artificial e respetivas infraestruturas necessárias à sua boa execução. Aplicação ao Município de Machico. , Universidade de Las Palmas de Gran Canaria & Universidade de La Laguna, Tenerife
Antunes do Carmo J.S. , 2009 , Hidráulica Fluvial e Ambiente. , Imprensa da Universidade de Coimbra
Antunes do Carmo J.S. , 2016 , Processos Físicos e Modelos Computacionais em Engenharia Costeira. , Imprensa da Universidade de Coimbra
Deltares. , 2018 , Delft3D-Flow User Manual ? Simulation of multi-dimensional hydrodynamic flows and transport phenomena, including sediments. , Deltares
Holthuijsen, L.H. , 2007 , Waves in Oceanic and Coastal Waters. , Cambridge University Press
Kamphuis J.W. , 2000 , Introduction to Coastal Engineering and Management. Advanced Series on Ocean Engineering. , World Scientific
Reeve D., Chadwick A., Fleming C. , 2004 , Coastal Engineering: processes, theory and design practice. , Spon Press
Young C Kim. , 2000 , Handbook of coastal and ocean engineering. , California State University

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A componente letiva da Unidade Curricular está organizada em aulas teóricas e teórico-práticas nas quais são expostas todas as matérias incluídas no programa e definidas as metodologias para a execução de um trabalho sobre hidráulica fluvial ou marítima. As aulas teóricas utilizam meios audiovisuais e são dedicadas à apresentação do conteúdo do programa. As aulas teórico-práticas são dedicadas à aprendizagem relativa à hidráulica fluvial e marítima, para a resolução de um caso de estudo. Sempre que possível serão realizadas visitas de estudo a obras de referência na vertente fluvial e marítima. A metodologia de avaliação contínua é composta por: 1 - Frequência: ponderação de 50%; 2 - Trabalho: O trabalho é avaliado por relatório, apresentação e discussão, com ponderação de 50%. Na Época de Recurso e na Época de Especial, o exame vale 50% da avaliação final, ou seja, apenas a frequência é recuperável. A parte da avaliação correspondentes ao trabalho não é recuperável.