Disciplina: Fundações e Estruturas de Suporte

Área Científica:

Engenharia Civil

HORAS CONTACTO:

80 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Adquirir conhecimentos essenciais para a actividade profissional na área de projecto e na área de produção (direcção de obra e fiscalização). O aluno ficará com uma visão geral sobre os aspectos principais da concepção e projecto de fundações de estruturas, focando três áreas: caracterização geotécnica, fundações e estruturas de suporte.

Conteúdos / Programa:

1 - Caracterização geotécnica: Ensaios de campo e ensaios de laboratório para caracterização física e mecânica dos solos. Referência ao Eurocódigo 7 (EC7) partes 1 e 2. Verificação de segurança à luz do EC7: estados limites últimos e estado limites de utilização. Coeficientes parciais de segurança vs Coeficientes globais de segurança.
2 - Fundações directas e semi-profundas em solos e rochas. Sapatas: dimensionamento, verificação da segurança relativamente à capacidade dos terrenos e aos assentamentos, redução e controlo dos assentamentos limites.
3 - Fundações indirectas ou profundas. Estacas isoladas e maciços de estacas: Materiais, soluções e tecnologias construtivas; dimensionamento, estados limites, métodos empíricos, analíticos, correlações; controlo e ensaios de recepção; dimensionamento sob acções verticais e horizontais; avaliação da capacidade resistente e previsão de deslocamentos. Controlo de qualidade: Ensaios de carga estáticos e dinâmicos.
4 - Estruturas de suporte: Impulso activo, em repouso e passivo. Faseamento da escavação ou aterro, e mobilização dos impulsos. Muros e cortinas. Soluções construtivas. Cortinas de estacas, de paredes moldadas, de perfis metálicos, entivação e suporte por ancoragens. Estruturas de suporte de terras: Muros de gravidade, muros em L . Cortinas para contenções. Processos construtivos.

Bibliografia / Fontes de Informação:

M. Matos Fernandes , 2011 , Mecânica dos Solos. Introdução à Engenharia Geotécnica , FEUP
J.B. Martins , 2007 , Fundações ,
S.A. Coelho , 1996 , Tecnologia de Fundações , Escola Profissional Gustave Eiffel
J.E. Bowles , 1996 , Foundation Analysis and Design , McGraw-Hill

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Época Normal - 2 Frequências (50% cada) com questões teóricas e problemas práticos relacionados com as matérias leccionadas na disciplina - Tem objectivo de aferir conhecimentos teórico e teórico-práticos mediante uma frequência que cobre os vários tópicos da unidade curricular, que incide na capacidade do aluno em relacionar partes da matéria. Para aprovação na disciplina o aluno tem que obter, em simultâneo: Classificação Final = média {1ª Frequência, 2ª Frequência} >= 9,5val; Classificação 1ª Frequência >= 6,0val; Classificação 2ª Frequência >= 6,0val. Época Recurso e Especial - 1 Exame com questões teóricas e problemas práticos relacionados com as matérias leccionadas na disciplina - Tem objectivo de aferir conhecimentos teórico e teórico-práticos mediante um exame final integrador que cobre os vários tópicos da unidade curricular, que incide na capacidade do aluno em relacionar partes da matéria. Para aprovação na disciplina o aluno tem que obter: Classificação Final >= 9,5val.

Regente da Disciplina:

Fátima Maria Pereira Gouveia