Disciplina: Organização e Gestão de Obras

Área Científica:

Engenharia Civil

HORAS CONTACTO:

80 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Contribuir para a formação dos futuros engenheiros civis no desempenho de coordenação, fiscalização, gestão e direcção de obras. Enunciar, interpretar e resolver problemas na área da engenharia de forma a exercer a profissão de engenheiro com capacidade de análise, espírito crítico e sentido inovador. Pesquisar e seleccionar a informação necessária para fundamentar soluções no âmbito da engenharia civil.
2 - Contactar com o meio da construção civil na preparação de procedimentos/concursos públicos, orçamentação de obras, dimensionamento de estaleiros e definição de equipamentos de apoio à obra.

Conteúdos / Programa:

1 - Qualificação para o Exercício da Actividade de Construção Civil e Obras Públicas. 1. Regulamentação específica. 2. Ingresso e permanência na actividade de construção civil e obras públicas. 3. Alvarás: habilitações e classes; categorias e subcategorias. 4. Exigências para um procedimento. 5. Ordens profissionais: Ordem dos Engenheiros e Ordem dos Engenheiros Técnicos.
2 - Contratos Públicos. 1. Organização de um processo de concurso. 2. Tipos de procedimentos para formação de contratos. 3. Propostas. 4. Avaliação de propostas. 5. Contrato e consignação.
3 - Projeto. 1. Regulamentação específica. 2. Plano de gestão de resíduos. 3. Tipos de projetos. 4. Elementos de um projeto. 5. Regras de medição. 6. Estimativa de custo e orçamento da obra.
4 - Equipamento de Estaleiro. 1. Modalidades de utilização de equipamento. 2. Caracterização de equipamento de utilização corrente. 3. Produção de equipamentos de estaleiro.
5 - Organização e Instalação de Estaleiros. 1. Caracterização dos elementos do estaleiro. 2. Dimensionamento do estaleiro de apoio à obra.
6 - Metodologia de Cálculo de Custos de obras.
7 - Faturação e Pagamentos. 1. Pagamentos e adiantamentos. 2. Autos de medição. 3. Revisão de preços de empreitadas.

Bibliografia / Fontes de Informação:

FONSECA, M. Santos , 2002 , Regras de Medição na Construção, 10ª edição , Lisboa : LNEC
BRANCO, José da Paz , 1983 , Rendimentos de Mão-de-Obra, Materiais e Equipamentos de Construção Civil (Tabelas), 10ª edição , Lisboa : LNEC
DIAS, L. Alves , 2016 , Organização e Gestão de Obras - Documento de apoio à disciplina , Lisboa : I.S.T.
REIS, A. Correia dos , 2009 , Organização e Gestão de Obras , Lisboa : Edições Técnicas E.T.L.
BRANCO, José da Paz , 1993 , Organização de Estaleiros na Construção Civil , Lisboa : E. P. Gustave Eiffel,
MANSO, A. Costa; FONSECA, M. Santos; ESPADA, J. Carvalho , 2013 , Informação sobre Custos. Fichas de rendimentos (2 vols) , Lisboa : LNEC

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Exposição oral e escrita dos conteúdos programáticos da unidade curricular. Aplicação de exemplos práticos para fundamentação de teoria. Frequência (mínimo: 8,00 valores) que cobre os vários tópicos da unidade curricular, com peso na classificação final de 50%, com o objectivo de aferir conhecimentos teóricos e teórico-práticos. Trabalhos de aplicação prática das matérias lecionadas, com peso de 50% na classificação final, e visitas de estudo.