Disciplina: Comunicações Digitais

Área Científica:

Telecomunicações

HORAS CONTACTO:

80 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Conhecer as principais técnicas de modulação digital, em banda base e passa-banda.
2 - Distinguir as várias técnicas de multiplexagem de sinais.
3 - Conhecer os efeitos do canal na transmissão da informação.
4 - Compreender os fundamentos da teoria da informação.
5 - Conhecer as técnicas de controlo de erro.
6 - Desenvolver competências transversais importantes no contexto da engenharia.

Conteúdos / Programa:

1 - Modulação em Banda Base: códigos de linha; interferência intersimbólica; diagrama de olho; canal ideal de Nyquist, cosseno elevado; codificação diferencial.
2 - Modulação em Passa Banda: representação geométrica de sinais; PSK; QAM; FSK; MSK; QPR.
3 - Ruído em Modulações Digitais: filtro ótimo; receção coerente; cálculo da probabilidade de erro.
4 - Técnicas de Comunicação por Espalhamento Espectral: sequência de pseudo-ruído; sequência direta; salto em frequência; multiplexagem por divisão de código.
5 - Comunicações Multiutilizador: técnicas de acesso múltiplo; comunicações via satélite; caracterização do canal rádio; canais multipercurso; técnicas de diversidade.
6 - Fundamentos da Teoria da Informação: medida da Informação; teorema da codificação de fonte; teorema da codificação de canal; fontes e canais contínuos.
7 - Codificação para Controlo de Erros: tipos de códigos; códigos de blocos; códigos cíclicos; códigos convolucionais; códigos entrelaçados e concatenados.

Bibliografia / Fontes de Informação:

J. A. R. Azevedo , 2011 , Apontamentos de Comunicações Digitais , Universidade da Madeira
S. Haykin , 2001 , Communication Systems , John Wiley & Sons
B. Carlson, P. B. Crilly e J. C. Rutledge, , 2002 , Communication system , McGraw-Hill

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Metodologias de ensino: - Aulas expositivas; - Resolução de exercícios; - Trabalhos de simulação e laboratoriais; Avaliação: - Frequências: 50% - Orais: 20%; - Trabalhos práticos: 30%;