Disciplina: Gestão de Sistemas e Redes

Área Científica:

Redes

HORAS CONTACTO:

80 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - A disciplina de Gestão de Sistemas e Redes proporciona aos alunos o conhecimento sobre os principais conceitos da gestão de sistemas e redes, sobre as principais arquitecturas de gestão existentes, e sobre os principais tipos de ferramentas e técnicas de gestão existentes.
2 - Os alunos também adquirem conhecimentos sobre os principais problemas que se colocam a um gestor de sistemas informáticos, abrangendo, entre outros, aspectos de administração de redes e sistemas, interligação e funcionamento em rede, configuração de redes, protecção e segurança.

Conteúdos / Programa:

1 - ASPECTOS GERAIS DA GESTÃO DE SISTEMAS E REDES: Gestão de sistemas e redes; motivação; Fundamentos de sistemas de redes; Requisitos para a gestão de sistemas e redes.
2 - ARQUITETURAS DE GESTÃO: Arquitecturas de gestão e seus sub-modelos; Gestão OSI e TMN; Gestão na Internet; Arquitecturas de gestão baseadas na Web.
3 - FERRAMENTAS E TÉCNICAS DE GESTÃO: Classificação de ferramentas de gestão; Ferramentas de teste e monitoria isolados; Plataformas de gestão; Ferramentas de integração; Ferramentas de desenvolvimento; Soluções e ferramentas para a gestão de serviços e redes.
4 - Análise e configuração dos protocolos da Arquitectura TCP/IP.
5 - Endereçamento camadas 2 e 3, protocolos IP, ICMP, ARP. Endereçamento IP e subnetting - Revisão. Configuração de TCP/IP.
6 - Criação e Configuração de uma rede utilizando Equipamentos Cisco, utilizando a ferramenta de simulação Packet Tracer Configuração de encaminhamento - Rotas estáticas
7 - Criação e Configuração de uma rede utilizando Equipamentos Cisco, utilizando a ferramenta de simulação Packet Tracer Configuração de encaminhamento - Utilização de protocolos de encaminhamento - RIP e OSPF
8 - Criação e Configuração de uma rede utilizando Equipamentos Cisco, utilizando a ferramenta de simulação Packet Tracer Configuração de encaminhamento entre VLANs. Configuração do serviço de DHCP.
9 - Criação e Configuração de uma rede utilizando Equipamentos Cisco, utilizando a ferramenta de simulação Packet Tracer Configuração de DNS. Mecanismos NAT e PAT
10 - Configuração de SNMP (em dispositivos CISCO) Activação de SNMP em computadores Windows
11 - Criação de máquinas virtuais. Instalação de Linux. Arranque e encerramento do Linux, Gestão de utilizadores, Serviços e modos de execução (Run Levels).
12 - Configuração e gestão de TCP/IP em hosts Linux. Utilização de ferramentas de gestão simples para problemas comuns (?ferramentas de Internet?)
13 - Utilização de ferramentas de gestão simples para problemas comuns (comandos ping, traceroute, nslookup, netstat, nmap, tcpdump, etc.)
14 - Utilização de ferramentas de gestão simples para problemas comuns (comandos SNMP: snmptranslate, snmpd, snmpget, snmpgetnext, snmpwalk.)
15 - Serviços de Rede: Servidor WEB; Configuração do Apache e protocolo HTTP.
16 - Criação, configuração e simulação de um cenario de rede; definição do esquema de endereçamento da rede incluindo as sub-redes; Simulação do funcionamento da rede através de uma ferramenta de simulação.
17 - Seleccionar. instalar e executar uma ferramenta de gestão de redes dentro de um cenário real de aplicação.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Laura M. Rodriguez Peralta , 2010 , Apontamentos de Gestão de Sistemas e Redes , Universidade da Madeira
Heinz-Gerd Hegering, Sebastian Abeck, Bernhard Neumair , 1999 , Integrated Management of Networked Systems , Morgan Kaufmann Publishers, San Francisco, Califor
Granjal Jorge , 2010 , Gestão de Sistemas e Redes em Linux , FCA - Editora de Informática
Fernando Boavida, Mário Bernardes, Pedro Vapi , 2009 , Administração de Redes Informáticas , FCA - Editora de Informática
Mani Subramanian , Network Management: Principles and Practice , Addison-Wesley
Fernando Pereira , LINUX ? Curso Completo, 4ª Edição Actualizada , FCA - Editora de Informática
Steve Shah , 2000 , Linux Administration ? A Beginner?s Guide , Osborne/McGraw-Hill
Evi Nemeth, Garth Snyder, Trent R. Hein , Linux Administration Handbook ,
Alexander Clemm , 2007 , Network Management Fundamentals , Cisco Press

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As aulas teóricas são expositivas, tendo por base a apresentação de slides. As aulas práticas decorrem no laboratório de redes, onde os alunos realizam trabalhos de configuração e gestão de redes, recorrendo, na maioria das aulas, a um simulador de redes. A avaliação consiste em 2 frequências e 2 projetos práticos. As frequências têm como objectivo aferir conhecimentos teóricos e teórico-práticos. Desta forma, os alunos podem, ao longo do semestre, avaliar o seu desempenho e mudar estratégias caso seja necessário. Os projetos, elaborados individualmente ou em grupo, permitem aos alunos porem em prática e consolidar os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas e práticas, assim como desenvolverem trabalho autónomo e capacidades de pesquisa. Para cada projeto, os alunos têm de elaborar um relatório e fazer uma apresentação. As frequências têm um peso de 60% da nota final (mínimo de 8,0 na média); os projetos têm um peso de 40% da nota final (mínimo de 8,0 na média).